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https://hdl.handle.net/1822/69559
Título: | Os desafios da era digital na educação e na pesquisa |
Autor(es): | Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Tecnologias de ensino |
Data: | 2020 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Carvalho, G.S. (2020). Os desafios da era digital na educação e na pesquisa. In: Anastácio, Z., Battisti, I. & Carvalho, G.S. (Orgs.) 7.º Congresso Internacional em Saúde: Contextos e Problemáticas Emergentes – Programa e Livro de Resumos. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho. p.14-15 |
Resumo(s): | A recente e ainda atual pandemia da COVID-19 veio trazer à educação um desafio no que diz respeito ao ensino através das novas tecnologias, e do uso da internet para a pesquisa de informação técnica e científica a ser trabalhada nas aulas a distância. Nesta conferência pretende-se fazer uma breve referência à questão do ensino transmissivo tradicional e do mais atual ensino participativo, levantando a questão de como tirar proveito das novas tecnologias, agora que a Internet, e a informação aí disponível, se encontra acessível a todos e em qualquer lugar. Apresentam-se também, de forma sucinta, os métodos gerais de investigação com crianças, e de novo se questiona como tirar proveito das novas tecnologias nesta era digital. Faz-se ainda uma comparação entre o ensino tradicional (época limitada) com os desafios do ensino atual (época digital), referindo a função do professor e do aluno nestes sistemas de ensino, a importância das bibliotecas locais (época limitada) e do “open access” (época digital), e ainda, as grandes diferenças na preparação de artigos científicos e teses aquando da época limitada e na época digital. Por fim, deixam-se algumas questões para debate, em especial, como desenvolver novas competências na formação de professores com vista ao uso do mundo digital no ensino e aprendizagem de crianças e jovens. O contexto atual e as problemáticas emergentes fizeram o setor buscar soluções e apoio nos meios tecnológicos e digitais proporcionando assim que uma nova dinâmica nos atendimentos fosse criada auxiliando no suporte a estes pacientes para que os Profissionais pudessem preencher de alguma maneira as carências geradas e demandas ora impossíveis de se atender de forma presencial. A continuidade deste processo ou a evolução pode ser promissora, porém as necessidades emergentes exigem que sempre possamos evoluir ou nos reinventar e adequar a melhor forma de dar suporte e continuidade ao processo de reabilitação cujo propósito maior é a recuperação clínica do Paciente. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69559 |
ISBN: | 978-972-8952-66-2 |
Versão da editora: | https://congressos.leading.pt/link/nb2hi4dthixs6y3pnztxezltonxxgltmmvqwi2lom4xha5bpizuwg2dfnfzg64zpgiydembpg4stemcdjfjs6nzfgiygg2ltfzygizwcu5ggs3tlykttgnjwha2ti |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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7CIS_EraDigital.pdf | 122,76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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