Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/69821

TitleEstudo sobre inovação no retalho: adoção de tecnologias inovadoras em PMEs retalhistas de calçado e vestuário
Other titlesRetail innovation study: adoption of innovative technologies in SMEs retailers of footwear and clothing
Author(s)Gonçalves, Eduarda Matilde Salgado
Advisor(s)Eiriz, Vasco
KeywordsRetalho de vestuário e calçado
Adoção de tecnologias
Barreiras
Impactos
Motivos
Inovação
Pequenas e médias empresas
Clothing and footwear retail
Adoption of technologies
Barriers
Impacts
Motives
Innovation
Small and medium companies
Issue date2020
Abstract(s)Na presente dissertação é feito um estudo sobre inovação no setor de retalho nomeadamente a adoção de tecnologias inovadoras por pequenas e médias empresas retalhistas de calçado e vestuário portuguesas. A tecnologia é uma combinação de procedimentos e mecanismos que influenciam o nosso modo de vida. E por sinal, influenciam também o dia a dia das empresas. No entanto, para ser possível a adoção de tecnologias é preciso superar algumas dificuldades, a que denominamos barreiras à adoção de tecnologias. Mas para melhor conhecer esta temática, adotamos uma metodologia qualitativa baseada em entrevistas que procura perceber qual a pretensão das empresas retalhistas neste setor a adotarem tecnologias, discutindo ainda quais os motivos que levaram a essa adoção e os impactos e barreiras sentidos. Os dados qualitativos foram estudados recorrendo à análise de conteúdo tendo por base os objetivos definidos. Para a amostra deste estudo, foram contactadas vinte e cinco empresas retalhistas de calçado e vestuário, das quais treze concederam entrevista que permitiram testar as seis proposições formuladas. Os resultados alcançados possibilitaram validar integralmente duas proposições e validar parcialmente outras duas proposições. Assim, neste estudo, foi possível concluir que as tecnologias de comunicação são o tipo mais difundido de tecnologia no seio de pequenas e médias empresas retalhistas de calçado e vestuário. Constatou-se ainda que as empresas deste setor terão recetividade em adotar tecnologias inovadoras, uma vez que dessa adoção resultam impactos ou benefícios para a organização.
In this dissertation is done a study on innovation in the retail sector namely the adoption of innovative technologies by small and medium-sized Portuguese footwear and clothing retail companies. Technology is a combination of procedures and mechanisms that influence our way of life. Which also influence the daily life of companies. However, in order to be possible to use technologies, we need to overcome some difficulties, which we call barriers to the adoption of technologies. But to better know this subject, we adopted a qualitative methodology based on interviews that seeks to understand the intention of these retail companies to adopt technologies, and also discussing the reasons that led to this adoption and the impacts and barriers felt. Those qualitative data were studied using content analysis based on the objectives defined. For the sample of this study, twenty-five companies that retail footwear and clothing were contacted, thirteen of which gave interviews that allowed the six proposed propositions to be tested. The results achieved made it possible to fully validate two propositions and partially also validate other two propositions. Thus, in this study, it was possible to conclude that communication technologies are the most widespread type of technology within small and medium-sized companies that retail footwear and clothing. It was also found that companies in this sector will be receptive to implement innovative technologies, since this adoption results in impacts or benefits for the organization.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69821
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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