Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69971

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFelício, Helenapor
dc.contributor.authorSilva, Carlos Manuel Ribeiro dapor
dc.contributor.authorKler, Suellenpor
dc.contributor.authorSchiabel, Danielapor
dc.date.accessioned2021-02-01T14:13:58Z-
dc.date.available2021-02-01T14:13:58Z-
dc.date.issued2018-09-
dc.identifier.citationFelício, H., Silva, C., Kler, S., & Schiabel, D. (2018). A formação de professores em Brasil e Portugal: Revisão de literatura na perspectiva de um diálogo luso-brasileiro. In M. J. Mogarro, A. R. Faria, F. A. Costa, F. Rodrigues, L. Tinoca, M. Esteves, & T. Grilo (Eds.). Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade. IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares (versão autores, pp. 12). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.por
dc.identifier.isbn978-989-8753-44-1-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/69971-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise de artigos publicados, no Brasil e em Portugal, entre 2010 e 2018 que versam sobre a formação de professores e que privilegiam um diálogo luso-brasileiro como temática norteadora da produção. Construído como um recorte do Projeto de Pesquisa: “Formação de Professores e Trabalho Docente na perspectiva de egressos: uma parceria de investigação entre UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)”, este trabalho foi elaborado a partir de uma busca sistemática nas seguintes bases de dados: Portal de Periódicos da CAPES e Repositorium Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), utilizando-se das seguintes palavras chave: formação de professores - Brasil e Portugal. Dos artigos apresentados, foram selecionados 17 que, a partir da leitura dos resumos, foram identificados como trabalhos que apresentavam, a partir da temática da formação de professores, uma construção que privilegiasse os contextos brasileiro e português. Os trabalhos selecionados foram classificados a partir dos seguintes critérios: (a) tipos de estudo; (b) as etapas de formação; (c) instâncias do contexto formativo; (d) temáticas relacionadas à formação de professores. É possível perceber que o crescente trânsito acadêmico luso-brasileiro tem impactado a produção acadêmica, quantitativa e qualitativamente. De igual modo, os estudos envolvem tanto a formação inicial como continuada, evidenciando diferentes instâncias como políticas, programas, currículos, ações formativas pontuais. Deste modo, conclui-se que, embora a produção luso-brasileira no campo da formação de professores acentue diferentes temáticas, globais e/ou contextualizadas, é necessário superar a perspectiva da análise comparativa, para a construção do conhecimento em uma perspectiva dialógica, reconhecendo que existem muitos aspectos que necessitam ser investigados na perspectiva luso-brasileira para se atingir uma compreensão mais clara daquilo que nos une.por
dc.description.sponsorshipApoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.description.sponsorshipTexto elaborado no âmbito do projeto “Formação de professores e trabalho docente na perspectiva de egressos: uma parceria de investigação entre UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)” (Edital n.º 01/2016), financiado pelo "Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico", Brasil (CNPq).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educaçãopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.relationPOCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectRevisão de literaturapor
dc.subjectLuso-Brasileiropor
dc.titleA formação de professores em Brasil e Portugal: revisão de literatura na perspectiva de um diálogo luso-brasileiropor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewednopor
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationDecisões curriculares: ensinar e aprender na escola e na sociedade. IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Livro do Colóquio: Conferências e Mesas redondas, Simpósios e Comunicaçõespor
oaire.versionAOpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Outros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CLABQC2018_TextoFinal_526_vers_auts.pdf836,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID