Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69971
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Felício, Helena | por |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da | por |
dc.contributor.author | Kler, Suellen | por |
dc.contributor.author | Schiabel, Daniela | por |
dc.date.accessioned | 2021-02-01T14:13:58Z | - |
dc.date.available | 2021-02-01T14:13:58Z | - |
dc.date.issued | 2018-09 | - |
dc.identifier.citation | Felício, H., Silva, C., Kler, S., & Schiabel, D. (2018). A formação de professores em Brasil e Portugal: Revisão de literatura na perspectiva de um diálogo luso-brasileiro. In M. J. Mogarro, A. R. Faria, F. A. Costa, F. Rodrigues, L. Tinoca, M. Esteves, & T. Grilo (Eds.). Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade. IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares (versão autores, pp. 12). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-44-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/69971 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma análise de artigos publicados, no Brasil e em Portugal, entre 2010 e 2018 que versam sobre a formação de professores e que privilegiam um diálogo luso-brasileiro como temática norteadora da produção. Construído como um recorte do Projeto de Pesquisa: “Formação de Professores e Trabalho Docente na perspectiva de egressos: uma parceria de investigação entre UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)”, este trabalho foi elaborado a partir de uma busca sistemática nas seguintes bases de dados: Portal de Periódicos da CAPES e Repositorium Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), utilizando-se das seguintes palavras chave: formação de professores - Brasil e Portugal. Dos artigos apresentados, foram selecionados 17 que, a partir da leitura dos resumos, foram identificados como trabalhos que apresentavam, a partir da temática da formação de professores, uma construção que privilegiasse os contextos brasileiro e português. Os trabalhos selecionados foram classificados a partir dos seguintes critérios: (a) tipos de estudo; (b) as etapas de formação; (c) instâncias do contexto formativo; (d) temáticas relacionadas à formação de professores. É possível perceber que o crescente trânsito acadêmico luso-brasileiro tem impactado a produção acadêmica, quantitativa e qualitativamente. De igual modo, os estudos envolvem tanto a formação inicial como continuada, evidenciando diferentes instâncias como políticas, programas, currículos, ações formativas pontuais. Deste modo, conclui-se que, embora a produção luso-brasileira no campo da formação de professores acentue diferentes temáticas, globais e/ou contextualizadas, é necessário superar a perspectiva da análise comparativa, para a construção do conhecimento em uma perspectiva dialógica, reconhecendo que existem muitos aspectos que necessitam ser investigados na perspectiva luso-brasileira para se atingir uma compreensão mais clara daquilo que nos une. | por |
dc.description.sponsorship | Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.description.sponsorship | Texto elaborado no âmbito do projeto “Formação de professores e trabalho docente na perspectiva de egressos: uma parceria de investigação entre UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)” (Edital n.º 01/2016), financiado pelo "Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico", Brasil (CNPq). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.relation | POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Formação de Professores | por |
dc.subject | Revisão de literatura | por |
dc.subject | Luso-Brasileiro | por |
dc.title | A formação de professores em Brasil e Portugal: revisão de literatura na perspectiva de um diálogo luso-brasileiro | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | no | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Decisões curriculares: ensinar e aprender na escola e na sociedade. IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Livro do Colóquio: Conferências e Mesas redondas, Simpósios e Comunicações | por |
oaire.version | AO | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Outros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLABQC2018_TextoFinal_526_vers_auts.pdf | 836,62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons