Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70273

TítuloO início de uma nova era? Análise exploratória a plataformas digitais de verificação de fake news
Outro(s) título(s)The beginning of a new era? Exploratory analysis of fact checking platforms towards fake news
Autor(es)Ribeiro, Fábio
Fonseca, Daniela
Palavras-chaveNotícias falsas
Tecnologias
Média
Jornalismo
Desinformação
Fake news
Technology
Media
Journalism
Disinformation
Data2020
EditoraInstituto Superior Miguel Torga
RevistaInteracções: Sociedade e as Novas Modernidades
CitaçãoRibeiro, F., & Fonseca, D. (2020). O Início de uma Nova Era? Análise Exploratória a Plataformas Digitais de Verificação de Fake News. Interações: Sociedade e as Novas Modernidades, (39), 91-110. https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a
Resumo(s)A política tornou-se num dos principais insti-gadores do fenómeno mediático amplamente designado por “notícias falsas”, especialmente desde a eleição de Donald Trump em 2016 (Figueira & Oliveira, 2017; Albright, 2017). A popularização deste termo no espaço públi-co também foi acompanhada pelo crescente interesse dos académicos. Por exemplo, hoje discute-se até que ponto a emergência de conteúdos falsos ou manipulados pelos média determina o distanciamento dos cidadãos dos meios de comunicação tradicionais (Tandoc, Zheng & Ling, 2017; Cádima, 2018). Este artigo procura estudar o terreno tecnológico da desinformação, através de uma amostra não-probabilística definida por conveniência (Quivy & Campenhoudt, 1992) e de análise manifesta e latente de factos sociais e mediá-ticos (Bengtsson, 2016), focadas em diversas plataformas digitais desenhadas para comba-ter as notícias falsas, como Checazap, Fátima, NewsGuard, Polígrafo e Snopes. Os resultados sugerem que a maioria dessas plataformas ainda enfrenta um problema de visibilidade pública, apesar das diferentes possibilidades de relatórios e confiabilidade.
Politics have been the fundamental trigger for the recent dissemination of the expression “fake news”, especially since Donald Trump was elected, in 2016 (Figueira & Oliveira, 2017; Albright, 2017). Following the popularization of this concept, academics seem to be keen in the analysis of such phenomenon. In this sense, scholars have been studied if biased or false content promoted by journalists often lead to some citizens’ disbelief towards the mainstream media (Tandoc, Zheng & Ling, 2017; Cádima, 2018). This article seeks to address the technological terrain of misinformation, using a non-probabilistic sample defined by convenience (Quivy & Campenhoudt, 1992) and a manifest and latent analysis of social and media facts (Bengtsson, 2016), focused on various digital platforms designed to combat false news, such as Checazap, Fátima, NewsGuard, Polígrafo and Snopes. The results provided by this critical assessment suggest that most of these platforms are still lacking of a wider public attention, notwithstanding potentialities and innovative perspectives to learn from troubling websites.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70273
DOI10.31211/interacoes.n39.2020.a4
e-ISSN2184-3929
Versão da editorahttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/474
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2020_artigo_interacoes_final.pdf876,34 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID