Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70328

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosário, Pedropor
dc.contributor.advisorPereira, Armandapor
dc.contributor.authorMiranda, Sara Pontespor
dc.date.accessioned2021-02-17T16:53:50Z-
dc.date.available2021-02-17T16:53:50Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/70328-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractAcademic success is a complex concept that comprises not only the good academic performance but also the development of competencies and the accomplish of the ends of learning. Many variables influence academic success among which are self-regulation and attentional control competencies. Still, little is known about strategies that effectively develop attentional control competencies. All considered, the present study aims to understand how the training on self-regulation strategies can have an impact on attentional control competencies, specifically in selective attention. Additionally, the impact of selective attention on arithmetic performance was also explored. Participants were 136 fourth grade students, aged from 8 to 11 years old. From those, 68 participated in an intervention program which purpose was to promote self-regulation. All participants completed a sociodemographic questionnaire, the Inventory of Learning Self-regulated Processes (IPAA) adaptation and a subtest of the Coimbra Neuropsychological Assessment Battery (BANC), in three moments (i.e., before, during and after the intervention). The arithmetic performance was evaluated by resorting the score of the math tests, which focus was on arithmetic skills. At the end of intervention, the experimental group showed higher levels of self-regulation, selective attention and arithmetic competencies that were significantly different when compared to the control group. The findings of this study can be important to better understand these variables and to design better scholar practices.por
dc.description.abstractO sucesso académico é um conceito complexo que compreende não só o bom desempenho académico mas também o desenvolvimento de competências e a concretização dos objetivos de aprendizagem. Muitas variáveis influenciam o sucesso académico, entre as quais estão a auto-regulação e as competências de controlo atencional. Ainda assim, pouco se sabe sobre estratégias que desenvolvam eficazmente as competências de controlo atencional. Posto isto, o presente estudo visa compreender como o treino de estratégias de auto-regulação pode ter um impacto nas competências de controlo atencional, especificamente na atenção seletiva. Além disso, o impacto da atenção selectiva no desempenho na aritmética também foi explorado. Os participantes eram 136 estudantes da quarta classe, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos de idade. Destes, 68 participaram num programa de intervenção que tinha como objectivo promover a auto-regulação. Todos os participantes preencheram um questionário sociodemográfico, a adaptação do Inventário de Processos de Autoregulação de Aprendizagem (IPAA) e um sub-teste da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC), em três momentos (isto é, antes, durante e após a intervenção). O desempenho na aritmética foi avaliado recorrendo à pontuação dos testes de matemática, que se centraram nas competências aritméticas. No final da intervenção, o grupo experimental mostrou níveis mais elevados de autoregulação, atenção seletiva e competências aritméticas que eram significativamente diferentes quando comparados com o grupo de controlo. Os resultados deste estudo podem ser importantes para compreender melhor estas variáveis e para conceber melhores práticas académicas.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectSelf-regulation strategiespor
dc.subjectSelective attentionpor
dc.subjectAcademic successpor
dc.subjectArithmetic performancepor
dc.subjectEstratégias de auto-regulaçãopor
dc.subjectAtenção seletivapor
dc.subjectSucesso académicopor
dc.subjectDesempenho na aritméticapor
dc.titleThe influence of self-regulation on 4th grade students' selective attentionpor
dc.title.alternativeA influência da auto-regulação na atenção selectiva dos alunos do 4º anopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202580890por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Sara Pontes Miranda.pdf775,18 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID