Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70379

TítuloCriatividade em turismo em período de pandemia COVID-19 - a ambição e o papel do local no global
Autor(es)Remoaldo, Paula Cristina Almeida
Palavras-chaveCOVID-19
SARS-CoV-2
Pandemia
Data1-Dez-2020
EditoraUMinho Editora
CitaçãoRemoaldo, P. (2020). Criatividade em turismo em período de pandemia COVID-19 - a ambição e o papel do local no global. In Martins, M., Rodrigues, E., A Universidade do Minho em tempos de pandemia: Tomo III: Projeções. UMinho Editora. DOI: https://doi.org/10.21814/uminho.ed.25.13
Resumo(s)[Excerto] A Humanidade sempre correu o risco de pandemias. Parte delas ficaram registadas na nossa História coletiva pelos impactes demográficos, económicos e socioculturais que originaram e outras têm vindo a ser recordadas sempre que é necessário realizar uma análise retrospetiva do nosso passado pandémico e tornar presente a memória coletiva. Então porque estamos a dar tanta atenção à pandemia da COVID-19 (doença que é provocada pela infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2) se existem outras doenças que atualmente conduzem à morte de um número mais significativo de pessoas? Porque se trata de um novo coronavírus e porque sabemos que é de mais fácil propagação, sendo um novo vírus e adquirindo a capacidade de se difundir facilmente de indivíduo para indivíduo e de uma forma eficiente e sustentável. Também porque não sabemos a sua origem e como irá evoluir. Esta realidade contraria o período pós-moderno e transmoderno que tem perdurado nas últimas décadas e que permitiu ao ser humano adquirir um elevado empoderamento, muitas vezes cego, que o levou a fazer crer na sua quase invencibilidade. No que se refere à atual pandemia COVID-19, mesmo que à data da redação do presente capítulo já tenham decorrido seis meses após o primeiro caso declarado publicamente pela China, quer a comunidade científica, quer os políticos, quer ainda a sociedade civil, necessitam de ter respostas para, pelo menos, cinco questões: qual é a origem da doença COVID-19? Quais são os verdeiros impactes económicos, socioculturais e ambientais desta pandemia? Qual é a sua expressão a várias escalas geográficas (local, regional, nacional e transnacional)? Que tipo de aprendizagem estamos a (é necessário) fazer para que tal não se repita no futuro? Que oportunidades podem e devem ser aproveitadas? Concomitantemente, têm sido inúmeras as opiniões veiculadas nos mass media, umas de cariz mais científico e outras de cariz mais político, não havendo ainda uma reflexão profunda sobre a matéria nem respostas seguras e consistentes para parte dessas questões. [...]
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70379
e-ISBN978-989-8974-29-7
DOI10.21814/uminho.ed.25.13
Versão da editorahttps://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/27
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:Lab2PT - Capítulos de Livros/Book Chapters
Lab2PT - Capítulos de Livros/Book Chapters
UMinho Editora - A Universidade do Minho em tempos de pandemia: Tomo III: (Projeções)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
13. Criatividade em turismo em período.pdf333,04 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID