Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70425

TítuloO papel social das amortizações metálicas na estruturação da paisagem da Idade do Bronze do Noroeste português: os montes da Penha (Guimarães) e da Saia (Barcelos)
Autor(es)Sampaio, Hugo Teotónio Pinho Aluai Gonçalves
Data2011
EditoraCentro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM)
Resumo(s)Se por um lado são parcas ou inexistentes as informações relativas à maioria desses contextos, por outro, as “descobertas” aconteceram, invariavelmente, pela mão de cidadãos comuns (trabalhadores, proprietários de terrenos, etc.). Como tal, não tem sido possível perceber muitas das condições primárias em que se encontravam este tipo de materialidades, pois delas restam apenas descrições orais tantas vezes ambíguas. É neste quadro que se inscrevem a maioria dos achados nos dois casos de estudo aqui analisados: os Montes da Penha e da Saia. Pese embora a pouca informação arqueográfica e arqueológica de que dispomos, acreditamos existirem variáveis metodológicas que podem contribuir para novas interpretações sobre alguns destes fenómenos e dos propósitos por detrás de tais acções. Estas passam por um estudo contextual das materialidades a diferentes escalas de análise e pela adopção de novas premissas teóricas.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70425
ISBN978-989-97558-5-7
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/citcem/issue/view/107/showToc
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:Lab2PT - Capítulos de Livros/Book Chapters
Lab2PT - Capítulos de Livros/Book Chapters


Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID