Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/70463
Título: | Que teoria e metodologia para os Museum Studies? |
Autor(es): | Andrade, Pedro José de Oliveira |
Editor(es): | Andrade, Pedro José de Oliveira |
Palavras-chave: | Theory Methodology Museum Studies Museability Musealization Teoria Metodologia Museabilidade Musealização |
Data: | 2016 |
Editora: | Caleidoscópio |
Citação: | Andrade, P. (2016). Que teoria e metodologia para os Museum Studies? In P. Andrade (Ed.), Comunicação pública da arte (pp. 33-48). Lisboa: Edições Caleidoscópio. |
Resumo(s): | Public Communication of Art project’s coordinator discusses previous theoretical and methodological aspects for the understanding of this problem, and fournishes details regarding the accomplishment of the research carried out by the project team.
On the topics addressed, some central concepts are defined and starting points are formulated, such as the following: What is a museum? What are the main objectives and activities of a museum? Who are and what do museum audiences want? What does 'museability' and 'musealization' mean? Which are the contours of ‘public communication of knowledge’ at the museum?
Then the objectives of the research are circumscribed. After that, the study object is outlined and the stages of the research project are specified: research design, questions, sample, etc.
Finally, the state of the art and a critical bibliography of the problem are presented. O coordenador do projeto Comunicação Pública da Arte discute aspetos teóricos e metodológicos prévios para a compreensão desta problemática, e fornece informações acerca de pormenores respeitantes à realização da pesquisa levada a cabo pela equipa do projeto. Sobre as temáticas abordadas, alguns conceitos centrais são definidos e questões de partida são formuladas, como os seguintes: O que é um museu? Quais os objectivos e actividades principais de um museu? Quem são e o que desejam os públicos dos museus? O que sigifica a ‘museabilidade’ e a ‘musealização’? O que é a comunicação pública dos saberes, no museu? Em seguida, os objectivos da pesquisa são circunscritos. Depois, o objecto de estudos é delineado e as etapas do projecto de investigação são especificadas: design da pesquisa, questões, amostra, etc. Finalmente, o estado da arte e a bibliografia crítica da problemática são apresentados. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/70463 |
ISBN: | 978-989-658-387-3 |
Versão da editora: | https://www.amazon.com/Comunicação-Pública-Museus-globais-Portuguese/dp/B073H4SWT4/ref=sr_1_1?dchild=1&keywords=Comunicação+Pública+da+Arte&qid=1614330437&sr=8-1 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BC_AndradePedro_2016_CPA2_Teoria e metodologia dos Museum Studies_R.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |