Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70463

TítuloQue teoria e metodologia para os Museum Studies?
Autor(es)Andrade, Pedro José de Oliveira
Editor(es)Andrade, Pedro José de Oliveira
Palavras-chaveTheory
Methodology
Museum Studies
Museability
Musealization
Teoria
Metodologia
Museabilidade
Musealização
Data2016
EditoraCaleidoscópio
CitaçãoAndrade, P. (2016). Que teoria e metodologia para os Museum Studies? In P. Andrade (Ed.), Comunicação pública da arte (pp. 33-48). Lisboa: Edições Caleidoscópio.
Resumo(s)Public Communication of Art project’s coordinator discusses previous theoretical and methodological aspects for the understanding of this problem, and fournishes details regarding the accomplishment of the research carried out by the project team. On the topics addressed, some central concepts are defined and starting points are formulated, such as the following: What is a museum? What are the main objectives and activities of a museum? Who are and what do museum audiences want? What does 'museability' and 'musealization' mean? Which are the contours of ‘public communication of knowledge’ at the museum? Then the objectives of the research are circumscribed. After that, the study object is outlined and the stages of the research project are specified: research design, questions, sample, etc. Finally, the state of the art and a critical bibliography of the problem are presented.
O coordenador do projeto Comunicação Pública da Arte discute aspetos teóricos e metodológicos prévios para a compreensão desta problemática, e fornece informações acerca de pormenores respeitantes à realização da pesquisa levada a cabo pela equipa do projeto. Sobre as temáticas abordadas, alguns conceitos centrais são definidos e questões de partida são formuladas, como os seguintes: O que é um museu? Quais os objectivos e actividades principais de um museu? Quem são e o que desejam os públicos dos museus? O que sigifica a ‘museabilidade’ e a ‘musealização’? O que é a comunicação pública dos saberes, no museu? Em seguida, os objectivos da pesquisa são circunscritos. Depois, o objecto de estudos é delineado e as etapas do projecto de investigação são especificadas: design da pesquisa, questões, amostra, etc. Finalmente, o estado da arte e a bibliografia crítica da problemática são apresentados.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70463
ISBN978-989-658-387-3
Versão da editorahttps://www.amazon.com/Comunicação-Pública-Museus-globais-Portuguese/dp/B073H4SWT4/ref=sr_1_1?dchild=1&keywords=Comunicação+Pública+da+Arte&qid=1614330437&sr=8-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
BC_AndradePedro_2016_CPA2_Teoria e metodologia dos Museum Studies_R.pdf2,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID