Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7084
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Correia, Paulo Ferreira | - |
dc.contributor.author | Fernandes, José António | - |
dc.date.accessioned | 2007-10-24T18:34:43Z | - |
dc.date.available | 2007-10-24T18:34:43Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | BARCA, A. [et al.], ed. lit. – “Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía : libro de actas”. A Coruña : Universidade, 2007. p. 1256-1267. | eng |
dc.identifier.issn | 1138-1663 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/7084 | - |
dc.description.abstract | A importância da Combinatória, com aplicações crescentes, implica que seja repensado o seu lugar na escola. É neste contexto que se insere o presente estudo, tendo por objectivo avaliar o potencial das estratégias intuitivas de resolução de problemas de Combinatória em alunos do 9.º ano. O estudo foi realizado numa turma de 9.º ano, com 27 alunos, e a recolha de dados foi efectuada através da administração individual de um teste, incluindo questões sobre as operações combinatórias: permutações simples, arranjos com repetição, arranjos simples e combinações simples. As sessões de realização dos testes foram audiogravadas, tendo sido pedido aos alunos para verbalizarem os seus pensamentos e o entrevistador, sempre que pertinente, questionou-os no sentido de aprofundar a sua compreensão. Globalmente, apesar de algumas estratégias intuitivas dos alunos se revelarem um tanto limitadas, os resultados do estudo mostram que as suas ideias intuitivas têm potencial para iniciarem o estudo da Combinatória. Verificou-se ainda que, em maior ou menor grau, o desempenho dos alunos em Combinatória foi influenciado pelo tipo de operação combinatória, pelo número de elementos envolvidos na operação combinatória e pelo desempenho em Matemática. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.publisher | Universidad de A Coruña | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Combinatória | eng |
dc.subject | Estratégias intuitivas | eng |
dc.subject | Alunos do 9.º ano de escolaridade | eng |
dc.title | Estratégias intuitivas de alunos do 9.º ano de escolaridade na resolução de problemas de combinatória | eng |
dc.type | conferencePaper | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007 IX CIG-PPE.pdf | Documento principal | 929,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |