Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7084

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorreia, Paulo Ferreira-
dc.contributor.authorFernandes, José António-
dc.date.accessioned2007-10-24T18:34:43Z-
dc.date.available2007-10-24T18:34:43Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationBARCA, A. [et al.], ed. lit. – “Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía : libro de actas”. A Coruña : Universidade, 2007. p. 1256-1267.eng
dc.identifier.issn1138-1663-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/7084-
dc.description.abstractA importância da Combinatória, com aplicações crescentes, implica que seja repensado o seu lugar na escola. É neste contexto que se insere o presente estudo, tendo por objectivo avaliar o potencial das estratégias intuitivas de resolução de problemas de Combinatória em alunos do 9.º ano. O estudo foi realizado numa turma de 9.º ano, com 27 alunos, e a recolha de dados foi efectuada através da administração individual de um teste, incluindo questões sobre as operações combinatórias: permutações simples, arranjos com repetição, arranjos simples e combinações simples. As sessões de realização dos testes foram audiogravadas, tendo sido pedido aos alunos para verbalizarem os seus pensamentos e o entrevistador, sempre que pertinente, questionou-os no sentido de aprofundar a sua compreensão. Globalmente, apesar de algumas estratégias intuitivas dos alunos se revelarem um tanto limitadas, os resultados do estudo mostram que as suas ideias intuitivas têm potencial para iniciarem o estudo da Combinatória. Verificou-se ainda que, em maior ou menor grau, o desempenho dos alunos em Combinatória foi influenciado pelo tipo de operação combinatória, pelo número de elementos envolvidos na operação combinatória e pelo desempenho em Matemática.eng
dc.language.isoporeng
dc.publisherUniversidad de A Coruñaeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectCombinatóriaeng
dc.subjectEstratégias intuitivaseng
dc.subjectAlunos do 9.º ano de escolaridadeeng
dc.titleEstratégias intuitivas de alunos do 9.º ano de escolaridade na resolução de problemas de combinatóriaeng
dc.typeconferencePapereng
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2007 IX CIG-PPE.pdfDocumento principal929,42 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID