Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7105
Título: | Desenvolvimento de um learning object para o ensino-aprendizagem da língua inglesa : regra de formação do present simple |
Autor(es): | Tavares, Sandra Cristina Samico de Pinho |
Orientador(es): | Oliveira, Lia Raquel |
Data: | 18-Dez-2006 |
Resumo(s): | A presente investigação visa a concepção e validação de um protótipo de uma pequena
unidade didáctica concebida como um Objecto de Aprendizagem “Learning Object” no formato
digital, destinado a alunos do 7º ano de escolaridade, com Inglês nível III.
Pretende-se avaliar a possibilidade de integração, nas aulas de Inglês como língua
estrangeira, de Objectos de Aprendizagem como veículos de conteúdos e promotores da
aprendizagem e aplicação da língua inglesa.
O estudo visa também aferir a motivação dos colegas/professores para a prática de
construção e de aplicação de conhecimentos e conteúdos em formato de Objectos de
Aprendizagem.
Tendo em conta a utilização das TIC em muitos dos cenários de ensino/aprendizagem e
a fluidez com que muitos alunos as utilizam, parece-nos urgente elaborar materiais em formato
digital que possam não só corresponder às expectativas dos discentes mas, também, contribuir
para uma diversificação das estratégias de ensino e promover a produção de materiais
apelativos, de fácil navegação e fácil aplicação em diferentes contextos de ensino/aprendizagem.
Num primeiro momento o presente trabalho procura ilustrar as várias definições
existentes na literatura para Objectos de Aprendizagem, caracterizá-los e mostrar os vários tipos
de repositórios onde podem ser encontrados, bem como explicar todo o sistema necessário para
normalizar e fazer funcionar os Objectos de Aprendizagem, preservando as suas características.
Num segundo momento desenvolve-se o Objecto de Aprendizagem utilizando a
ferramenta de autor Hot Potatoes, descrevendo-se toda a metodologia a adoptar e passos a
seguir.
Num terceiro momento procura-se aferir o impacto do Objecto de Aprendizagem junto de
colegas/professores e verificar a possibilidade de integração do protótipo e de Objectos de
Aprendizagem digitais no ensino do inglês como língua estrangeira. This study aims the conception and validation of a prototype of a small study unit conceived as a Learning Object and as a digital resource, designed to the 7th grade students of the third level of English. It is our intention to evaluate the possibility of integration, in classes of English as a foreign language, of Learning Objects as vehicles of contents and also as learning promoters and application of the English language. The study also aims to check the motivation of our colleagues/teachers to the practice of construction and application of cognizance and contents through digital Learning Objects. Taking into consideration the growing usage of the ICT in many teaching/learning sceneries and also the fluidness that many students use them, we believe it is urgent to develop digital materials and resources capable not only to answer the students expectations but also, to contribute to a diversification of teaching strategies and to promote the production of appellative materials/resources with easy navigation and also easy to apply in different learning/teaching contexts. The present study, in a first moment, seeks to illustrate the great number of existing definitions for Learning Objects, characterize LO’s and show the several repositories and its kinds where LO’s can de found. In this first moment we also explain all the necessary system to create standards and certain rules in order to better create, show and work with LO’s, preserving all its features. In a second moment a Learning Object is developed using the tool Hot Potatoes and all the development process is described, including the adopted methodology and proceedings to follow. Finally the Learning Object prototype is evaluated by a test group, formed by English teachers, in order to check its impact and also the possibility of integration of the prototype and of LO’s in the teaching of English as a foreign language. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Educação, área de Especialização em Tecnologia Educativa. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7105 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Final.pdf | 9,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
anexos.zip | 44,03 kB | Unknown | Ver/Abrir |