Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/71408

TítuloA qualificação contínua: estudo de caso de uma empresa multinacional
Outro(s) título(s)Continuous qualification: case study of a multinational company
Autor(es)Santos, Helena Beatriz Carvalho dos
Orientador(es)Sá, Virgínio
Palavras-chaveAvaliação de desempenho
Formação
Matriz de qualificação contínua
Recursos humanos
Appraisal evaluation
Continuous qualification matrix
Human resources training
Data2020
Resumo(s)Hoje mais do que nunca o desempenho das organizações tem vindo a depender do contributo dos recursos humanos que as integram. O ato de gerir pessoas deve ultrapassar a barreira do controlar, seguir procedimentos e rotinas e passar a implicar o envolvimento de todos os membros da organização, deverá ser realizada uma aposta quer na aprendizagem organizacional quer nos mecanismos de motivação, bem como a criatividade e inovação dos trabalhadores deverá ser estimulada (Sousa et al., 2006). A avaliação de desempenho nasce como um modo de se avaliar as performances dos trabalhadores, permitindo conhecer o seu contributo individual para a organização, bem como detetar lacunas e antever possibilidades de desenvolvimento de competências ocultas que poderão dar a indicação de novos rumos estratégicos. Ao se avaliar o trabalhador na sua função este detém a possibilidade de conhecer quais os pontos que necessitam de ser melhorados, conversar sobre eles, concedendo-lhe oportunidades de melhoria que quando limadas, possibilitam-lhe a sua progressão de carreira. Através da investigação realizada numa multinacional da região norte de Portugal, centrada num instrumento utilizado para avaliar as performances dos trabalhadores (intitulado de matriz de qualificação contínua), procuramos desenvolver um olhar cruzado sobre as perceções dos diferentes atores organizacionais relativamente a esse dispositivo. Pretendeu-se perceber se os avaliadores partilhavam do mesmo entendimento no ato de avaliar e por outro lado, se os avaliados se sentiam envolvidos e reconhecidos nos processos avaliativos. Considerando estes objetivos foi adotada uma abordagem qualitativa com recurso ao método de estudo de caso, aliado a técnicas de pesquisa que nos proporcionaram uma triangulação de dados. As perceções dos vários atores permitiram-nos detetar uma desarticulação entre o que é projetado pela organização e o que na prática acontece, possibilitando-nos assim identificar oportunidades de melhoria.
In the present days, the performance of an organization is highly dependent on the human resources contribution. Managing people should comprise more than a guide to follow procedures. Instead, it must start involving all members of the organization, investing in both organizational learning and motivation mechanisms, as well as workers creativity and innovation (Sousa et al., 2006). Performance appraisal was created as a way of assessing performance of each employee, allowing to recognize their individual role in the organization, but also to detect any gaps. Moreover, it offers the possibility to develop hidden skills that may lead to new strategic directions. The evaluation of an employee in his daily functions is an opportunity for him to recognize his pitfalls and to understand which points need to be improved. As a result, it provides him the tools to attain a successful career progression. Through a research carried out at a multinational company based in the northern region of Portugal and centered on an instrument used to evaluate the workers performance (entitled continuous qualification matrix), we seek to develop a cross-look at the perceptions of the people playing part in organizational world regarding this instrument. The goal was to understand if the evaluators shared the same understanding about the act of evaluating, if the evaluated ones felt involved and recognized in the evaluation processes. Considering these goals, it was adopted a qualitative approach using the case study methodology, that combined with research techniques, provide us some data triangulation. The perceptions of the several actors evolved allowed us to detect a discrepancy between what is projected by the organization and what actually happen, enabling us to identify improvement opportunities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71408
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Helena Beatriz Carvalho dos Santos.pdf2,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID