Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/71410

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Virgíniopor
dc.contributor.authorCaldas, Rúben Marino da Costa Oliveirapor
dc.date.accessioned2021-04-08T10:10:21Z-
dc.date.available2021-04-08T10:10:21Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/71410-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)por
dc.description.abstractNo contexto de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e onde predomina uma linha de pensamento que preconiza a responsabilização individual no que concerne à gestão de carreira, é cada vez mais premente os indivíduos serem capazes de gerir eficazmente a sua carreira, assumindo, neste sentido, o desenvolvimento de competências de gestão de carreira uma relevância acrescida. Neste sentido, a investigação desenvolvida versa sobre a problemática das perceções dos estudantes de uma instituição de ensino superior do norte de Portugal relativamente à temática das competências de gestão de carreira, adotando uma metodologia de caráter misto. Este estudo contribuiu para a perceção da importância de evidenciar e clarificar o conceito de competências de gestão de carreira junto da comunidade estudantil, uma vez que os estudantes não só aludem a uma não exposição prévia a este conceito, referindo-se ao mesmo enquanto um conceito vago e complexo, como também apresentam entendimentos do mesmo que divergem daquilo que é referenciado na literatura relativa a esta temática. Inequivocamente os dados recolhidos demonstram a necessidade deste conceito ser abordado de uma forma mais intensa e explícita no contexto universitário. No que concerne às necessidades de desenvolvimento de competências de gestão de carreira emergiram como competências com maior necessidade de desenvolvimento as seguintes: Conhecimento do Mercado de Trabalho, Autoconfiança, Networking, Marketing Pessoal e Autoconhecimento No respeitante ao contributo do percurso académico no ensino superior para o desenvolvimento de competências de gestão de careira, os estudantes participantes das sessões de focus group evidenciaram um contributo positivo deste mesmo percurso.por
dc.description.abstractIn the context of an increasingly competitive labor market and where a line of thinking that advocates individual accountability for career management predominates, it is increasingly urgent for individuals to be able to effectively manage their careers. As result, the development of career management skills has increased its relevance. Therefore, the research developed deals with the problem of the perceptions of students of a higher education institution in northern Portugal regarding the theme of career management skills, adopting a mixed methodology. This study contributes to the perception of the importance of highlighting and clarifying the concept of career management skills in the student community, since students not only allude to previous non-exposure to this concept, refering to it as a vague and complex concept,, but also present understandings of it that differ from what is referenced in the literature on this subject. Unequivocally, the collected data demonstrate the need for this concept to be approached in a more intense and explicit way in the university context. Regarding the development needs of career management skills, the following competencies emerged as skills in greatest need of development: Knowledge of the Labor Market, Self-confidence, Networking, Personal Marketing and Self-knowledge. Regarding the contribution of the academic career in higher education to the development of management skills, the students participating in the focus group sessions showed a positive contribution from this same course.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAnálise de necessidadespor
dc.subjectCompetências de gestão de carreirapor
dc.subjectGestão de carreirapor
dc.subjectNeeds Analysispor
dc.subjectCareer managementpor
dc.subjectCareer management skillspor
dc.titleCompetências de gestão de carreira: perceções dos estudantes de uma instituição de ensino superior do norte de Portugalpor
dc.title.alternativeCareer management skills: student’s perceptions at a higher education institution in northern Portugalpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202648583por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Rúben Marino da Costa Oliveira Caldas.pdf5,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID