Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/71665

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJosé, Ruipor
dc.contributor.authorPinheiro, Andrépor
dc.contributor.authorAfonso, Paulopor
dc.date.accessioned2021-04-13T22:01:19Z-
dc.date.available2021-04-13T22:01:19Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationDesign de Serviços e o desenvolvimento de competências de inovação e empreendedorismo em alunos de Tecnologias de Informação. Rui José, André Pinheiro, Paulo Afonso. CEE'2018 Conference on Entrepreneurship Education. Porto. September 2018por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/71665-
dc.description.abstractAs competências de empreendedorismo são, cada vez mais, entendidas como fundamentais na formação dos estudantes do Ensino Superior. No entanto, esse tipo de formação enfrenta dois desafios fundamentais: ser frequentemente desenvolvida em abstrato, sem o importante contexto proporcionado por um projeto real e também ser quase sempre demasiado distante das competências de base dos estudantes. Este artigo explora uma abordagem alternativa para o desenvolvimento de competências de empreendedorismo e inovação. Em vez de uma abordagem centrada nos processos de criação de novos negócios, esta abordagem centra-se nos processos de Design de Serviços e na forma estes podem ser usados para conceber soluções tecnológicas geradoras de valor. A unidade curricular de Design de Serviços, destinada a estudantes de Tecnologias e Sistemas de Informação, surgiu para explorar um espaço intermédio entre uma formação abstrata em empreendedorismo e uma formação meramente focada no desenvolvimento de soluções técnicas. Esta combinação permite aos estudantes trabalhar conceitos de inovação, sem perderam a ligação ao contexto das tecnologias com que estão mais familiarizados. Para melhor entender a viabilidade desta abordagem, foi feito um acompanhamento dos projetos realizados pelos estudantes, incluindo entrevistas com intervenientes externos e com os próprios estudantes, bem como observações de reuniões conduzidas pelos estudantes. Os resultados permitiram identificar diversos pontos fortes deste processo, mas também identificar alguns desafios fundamentais. A ligação forte a contextos reais revelou-se extremamente rica, mas implica também sensibilidade para lidar com os riscos e complexidades inerente a essa mesma realidade. Sem pretender substituir cursos especificamente focados no empreendedorismo, esta abordagem pode ser uma alternativa para motivar mais estudantes com formação tecnológica para uma abordagem à inovação e aos seus desafios reais.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectempreendedorismo,por
dc.subjectinovaçãopor
dc.subjectdesign de serviçospor
dc.subjectensino de empreendedorismopor
dc.titleDesign de Serviços e o desenvolvimento de competências de inovação e empreendedorismo em estudantes de Tecnologias de Informaçãopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferencePlacePortopor
sdum.conferencePublicationCEE'2018 Conference on Entrepreneurship Educationpor
oaire.versionAMpor
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em livros de atas/Papers in proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018-Jose-DesignServicos-CEE2017-CR.0.3.pdfpaper166,68 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID