Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/71670

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.contributor.authorCasanova, Joana R.por
dc.contributor.authorFernández, María Fernanda Páramopor
dc.contributor.authorReppold, Caroline Tozzipor
dc.contributor.authorGonzalez, Maria Soledad Rodriguezpor
dc.date.accessioned2021-04-14T09:58:10Z-
dc.date.available2021-04-14T09:58:10Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationAlmeida, L. S., Casanova, J. R., Fernández, M. F. P., Reppold, C. T., & Gonzalez, M. S. R. (2020). Validity studies of the scale of positive and negative perceptions about alcohol effects. Revista de Saúde Pública, 54, 52. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054001811por
dc.identifier.issn0034-8910por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/71670-
dc.description.abstractOBJECTIVE To describe the process of elaboration and validation of the Scale of Perceptions about Alcohol Consumption in Higher Education Students in a Portuguese sample, considering the relationship between alcohol use rates and students' perceptions about the effects of this consumption. METHODS The validation study included 531 Portuguese college freshmen who answered the instrument, which is composed of five items that express positive perceptions and five items that express negative perceptions about the effects of alcohol consumption. RESULTS Evidence of content validity, internal structure and external variables were obtained. The results of the factor analysis confirm the distribution of positive and negative perceptions by two different factors according to the theoretical model. Adequate internal consistency indexes were obtained for each dimension. The data obtained showed expected correlations between the perceptions and consumption behaviors of the students, indicating evidence of criterion validity of the scale. Moreover, the study showed that different consumption patterns between men and women, with higher alcohol consumption in the students' households and restaurants or cafés by male students, in addition to the similarity in the consumption pattern between the two genders in parties and bars or nightclubs. CONCLUSION The data obtained show the validity of the instrument. In the discussion, the article presents considerations about the responsibility of higher education institutions in the prevention and reduction in consumption rates among their students.por
dc.description.abstractOBJETIVO: Considerando a relação entre as taxas de uso de álcool e as percepções dos estudantes sobre os efeitos desse consumo, descrever o processo de elaboração e validação da Escala de Percepções sobre o Consumo de Álcool em Estudantes do Ensino Superior em uma amostra portuguesa. MÉTODOS: Participaram do estudo de validade 531 estudantes portugueses do primeiro ano do ensino superior que responderam ao instrumento, composto por cinco itens que expressam percepções positivas e cinco itens que expressam percepções negativas sobre os efeitos do consumo de álcool. RESULTADOS: Evidências de validade de conteúdo, de estrutura interna e baseadas em variáveis externas foram obtidas. Os resultados da análise fatorial confirmam a distribuição das percepções positivas e negativas por dois fatores diferenciados em acordo com o modelo teórico de partida. Índices adequados de consistência interna foram obtidos para cada dimensão. Os dados obtidos mostraram correlações esperadas entre as percepções e os comportamentos de consumo dos estudantes, indicando evidências de validade de critério da escala. Em acréscimo, o estudo indicou haver padrões de consumo diferenciados entre os sexos, registando-se maior consumo de álcool nas residências e nos restaurantes ou cafés por parte dos homens, além de similaridade entre os dois sexos no padrão de consumo em festas e bares ou discotecas. CONCLUSÃO: Os dados obtidos evidenciam a validade do instrumento. Na discussão dos dados, o artigo apresenta considerações sobre a responsabilidade das instituições de ensino superior na prevenção e redução das taxas de consumo entre a sua população estudantil. DESCRITORES: Adulto Jovem. Educação Superior. Consumo de Bebidas Alcoólicas, psicologia. Comportamentos de Risco à Saúde. Inquéritos e Questionários. Estudos de Validação.por
dc.description.sponsorshipThis study is funded by CIEd - Centro de Investigacao em Educacao, project UID/CED/01661/2019, Institute of Education, Universidade de Minho, through national funds of FCT/MCTES-PT. Joana R. Casanova receives funding from the Foundation for Science and Technology, through a doctoral fellowship with the reference SFRH/BD/117902/2016.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Públicapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F117902%2F2016/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F01661%2F2019/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectYoung adultpor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectAlcohol drinkingpor
dc.subjectHealth risk behaviorspor
dc.subjectSurveys and Questionnairespor
dc.subjectValidation studiespor
dc.titleValidity studies of the scale of positive and negative perceptions about alcohol effectspor
dc.title.alternativeEstudos de validade da escala de percepções positivas e negativas sobre efeitos do álcoolpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/172231por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage9por
oaire.citationIssue52por
oaire.citationVolume54por
dc.identifier.eissn1518-8787por
dc.identifier.doi10.11606/s1518-8787.2020054001811por
dc.identifier.pmid32491113por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.subject.wosScience & Technologypor
sdum.journalRevista de Saúde Públicapor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
172231-Article Text-419627-1-10-20200709.pdfenglish240,92 kBAdobe PDFVer/Abrir
172231-Article Text-419628-1-10-20200709.pdfportuguês256,54 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID