Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/716

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorArantes, Maria José Gonçalves Machado de Andrade-
dc.date.accessioned2004-12-10T16:05:06Z-
dc.date.available2004-12-10T16:05:06Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/716-
dc.description.abstractEsta investigação incidiu sobre a problemática das concepções e práticas de avaliação de professores estagiários de Matemática, enquadrada pelas duas questões de investigação: (1) Que concepções e práticas de avaliação possuem os professores estagiários no início do Estágio Pedagógico?; (2) Qual o impacto de um modelo reflexivo de supervisão nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários de Matemática? Optou-se por uma investigação de estudos de caso, tendo nela participado três professores estagiários de Matemática. Na investigação existem três momentos estruturantes: identificação das concepções e práticas de avaliação dos professores estagiários no início do Estágio Pedagógico; implementação de um plano de formação no domínio da avaliação; e, por último, constatação das possíveis alterações nas concepções e práticas de avaliação dos professores estagiários no fim do Estágio Pedagógico. Na recolha de informação foram utilizadas duas entrevistas e um questionário. A primeira entrevista teve por objectivo conhecer as representações dos professores estagiários na área da avaliação para, assim, se definir um plano de formação adequado. A segunda entrevista permitiu obter informação sobre as concepções e práticas de avaliação dos professores estagiários, após terem participado no plano de formação. O questionário teve por intuito caracterizar os professores estagiários relativamente às suas experiências de ensino e à disciplina de Matemática. Quanto aos resultados e em relação à primeira questão de investigação, verificou-se que, fundamentalmente, para estes professores estagiários a avaliação consistia em atribuir a classificação aos alunos, centravam a avaliação no professor, a avaliação sumativa era a modalidade de avaliação que implementavam e os testes de avaliação sumativa eram praticamente o único instrumento de avaliação. Todos os professores estagiários admitiram ter dificuldades em avaliar os seus alunos, não implementavam uma avaliação sistemática nem coerente com as actividades que diziam propor aos seus alunos. Apesar de, os professores estagiários terem reconhecido que a avaliação os encaminhava para a reflexão, esta não parecia promover alterações significativas nas suas práticas pedagógicas. A avaliação em Matemática passava necessariamente por avaliar os conteúdos aprendidos e o raciocínio dos alunos, sendo esta avaliação muito centrada no produto. No que respeita à segunda questão de investigação, constataram-se alterações significativas no modo, quer como passaram a encarar a avaliação, quer como passaram a implementá-la. Agora, esta assume como função principal a regulação do processo de ensino-aprendizagem, se bem que esta regulação é, ainda, muito centrado no professor. A avaliação é entendida como um meio de comunicação entre os diversos intervenientes, professores, alunos e pais. A avaliação formativa, para além de ser considerada pelos professores estagiários como a principal modalidade de avaliação do ensino básico, é também implementada nas práticas avaliativas. Há uma maior diversificação dos instrumentos de avaliação usados para avaliar os alunos e revelam espírito crítico, ao questionarem os critérios de avaliação definidos na sua Escola. Embora, reconheçam ter ainda dificuldades em avaliar os alunos, já conseguem identificar algumas das suas causas. Implementam uma avaliação mais estruturada o que nos permite concluir que as concepções de avaliação destes professores se alteraram, passando de uma lógica de certificação para uma lógica de regulação. A reflexão constitui um meio de promover alterações nas suas práticas pedagógicas, nomeadamente nas práticas de avaliação. A avaliação em Matemática passa por avaliar o raciocínio dos alunos, agora mais centrada no processo.eng
dc.description.abstractThis research focuses upon the problematic of conceptions and assessment practices of Mathematic teachers` trainees, contextualized in two research questions: (1) Which conceptions and assessment practices do teachers` trainees possess in the beginning of their Pedagogical training?; (2) What is the impact of a reflexive model of supervision upon the conceptions and assessment practices of Mathematic teachers` trainees? Tree Mathematic teachers` trainees were chosen to participate in this case studies research. There are three structural moments in this research: identification of the conceptions and assessment practices of the teachers` trainees in the beginning of their Pedagogical Training; implementation of a training plan within the domain of the assessment; and finally, observation of the possible changes in the conceptions and assessment practices of the teachers` trainees at the end of their Pedagogical Training. During the gathering of information, two interviews and one questionnaire were used. The first interview had as its objective to acknowledge teachers` trainees ideas in the assessment area and, thus define an adequate plan of training. The second interview, allowed to obtain information about the conceptions and the assessment practices of the teachers` trainees after having been participated in the training plan. The questionnaire had as its aim to help describe teachers` trainees regarding their teaching experiences and the Mathematic subject itself. In regard to the results and to the first research question, it was verified that, for these teachers` trainees the assessment was only based on grading their pupils, which focused the assessment on the teacher, the total evaluation was the implemented type of assessment and its assessment tests were the only assessment tool used. All the trainees admitted having difficulties in accessing their pupils, they did not implement a systematic nor coherent assessment with the activities, they said they had proposed their pupils. Although the teachers` trainees recognized that assessment lead them towards a reflexive attitude, this did not seem to create relevant changes in their Pedagogical practices. Assessment in Mathematic necessarily includes assessing the learnt contents and the pupils` reasoning, since this assessment is mainly focused on the result. In regard to the second question of the research, significative changes have been noticed, in the way of how assessment was faced and implemented. This takes up, as main function, the regulation of the teaching-learning process, once this regulation is, still, mainly centred on the teacher. Assessment is understood as a means of communication between all the partners, such as teachers, pupils and parents. The formative assessment, besides being defended by the teachers` trainees as the main assessment model for the compulsory teaching, it is also implemented in the evaluation practices of the teachers` trainees. There is a wider diversity of the assessment tools used by them to assess their pupils, which reveals critical spirit when they question the assessment criteria defined by their own School. Although they still recognize having difficulties in assessing their pupils, are now able to identify some of its causes. They implement structural assessment which allows us to conclude that these teacher’s conceptions changed, from certification logic to regulation logic. A reflexive attitude creates a mean to promote changes in the Pedagogical practices, specially in the assessment practices. Assessment in Mathematic includes grading the pupils` reasoning and capabilities, now more focused on the process itself.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleConcepções e práticas de avaliação de professores estagiários de matemáticaeng
dc.typemasterThesiseng
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Mestrado.pdf3,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID