Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/71730
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brandão, Rita | por |
dc.contributor.author | Providencia, B | por |
dc.contributor.author | Lopes, Lígia | por |
dc.date.accessioned | 2021-04-14T14:26:00Z | - |
dc.date.available | 2021-04-14T14:26:00Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Brandao, R.; Providencia, B.; Lopes, L.; (2019). "Design as a non-formal education tool", Digicom 2019 – 3rd International Conference on Design and Digital Communication (pp. 275–284). IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-54489-5-1 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/71730 | - |
dc.description.abstract | This article presents part of the research carried out under a master’s thesis, which aimed to launch research bases for an interdisciplinary study between three areas: Design, Education and Museology. In this context, Design is seen as a facilitator and as a methodology that aims to mediate between museological contents and children, through design-based educational processes. The Museum as a privileged space for non-formal education is, therefore, a stage of excellence for this analysis. We consider Design as a fusion between Art, Engineering and Management, taking advantage of its multi and transdisciplinary work capacity, valuing the immaterial, the experience and the process as essential parts of Design discipline and as a reflection of post-industrial society. We also make a parallel between Design and the curation process, by approaching methodologies and tools used in both areas. | por |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta parte da pesquisa realizada em âmbito de dissertação de mestrado, que teve como objetivo lançar bases de investigação para um estudo interdisciplinar, de triangulação entre três áreas: Design, Educação e Museologia. Aborda o Design enquanto facilitador, e enquanto ferramenta metodológica que visa a mediação entre conteúdos museológicos e o público infantil através de processos educativos ligados à Arte. O Museu como espaço privilegiado para a Educação não-formal é, consequentemente, palco de excelência para esta análise. Consideraremos o Design como sendo uma fusão entre a Arte, a Engenharia e a Gestão, tirando pois partido da sua capacidade de trabalho multi e transdisciplinar. Abordaremos o reconhecimento e a valorização do imaterial, da experiência e do processo como partes essenciais da disciplina do Design e como reflexo da sociedade pós--industrial. Faremos igualmente um paralelismo entre o Design e o processo de curadoria, pela aproximação das metodologias e ferramentas utilizadas nas duas áreas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Design | por |
dc.subject | Non-formal Education | por |
dc.subject | Childhood | por |
dc.subject | Museum’s Learning Program | por |
dc.subject | Museum | por |
dc.title | Design as a non-formal education tool | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 15-16 November 2019 | por |
sdum.event.title | Digicom 2019 – 3rd International Conference on Design and Digital Communication | por |
oaire.citationStartPage | 275 | por |
oaire.citationEndPage | 284 | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Artes | por |
Aparece nas coleções: | EAAD - Comunicações Lab2PT - Atas de Congresso/ Papers in conference proceedings Lab2PT - Atas de Congresso/ Papers in conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019 DIGICOM_ Brandao R_Providencia B_Ligia L.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |