Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/71730

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrandão, Ritapor
dc.contributor.authorProvidencia, Bpor
dc.contributor.authorLopes, Lígiapor
dc.date.accessioned2021-04-14T14:26:00Z-
dc.date.available2021-04-14T14:26:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBrandao, R.; Providencia, B.; Lopes, L.; (2019). "Design as a non-formal education tool", Digicom 2019 – 3rd International Conference on Design and Digital Communication (pp. 275–284). IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.por
dc.identifier.isbn978-989-54489-5-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/71730-
dc.description.abstractThis article presents part of the research carried out under a master’s thesis, which aimed to launch research bases for an interdisciplinary study between three areas: Design, Education and Museology. In this context, Design is seen as a facilitator and as a methodology that aims to mediate between museological contents and children, through design-based educational processes. The Museum as a privileged space for non-formal education is, therefore, a stage of excellence for this analysis. We consider Design as a fusion between Art, Engineering and Management, taking advantage of its multi and transdisciplinary work capacity, valuing the immaterial, the experience and the process as essential parts of Design discipline and as a reflection of post-industrial society. We also make a parallel between Design and the curation process, by approaching methodologies and tools used in both areas.por
dc.description.abstractEste artigo apresenta parte da pesquisa realizada em âmbito de dissertação de mestrado, que teve como objetivo lançar bases de investigação para um estudo interdisciplinar, de triangulação entre três áreas: Design, Educação e Museologia. Aborda o Design enquanto facilitador, e enquanto ferramenta metodológica que visa a mediação entre conteúdos museológicos e o público infantil através de processos educativos ligados à Arte. O Museu como espaço privilegiado para a Educação não-formal é, consequentemente, palco de excelência para esta análise. Consideraremos o Design como sendo uma fusão entre a Arte, a Engenharia e a Gestão, tirando pois partido da sua capacidade de trabalho multi e transdisciplinar. Abordaremos o reconhecimento e a valorização do imaterial, da experiência e do processo como partes essenciais da disciplina do Design e como reflexo da sociedade pós--industrial. Faremos igualmente um paralelismo entre o Design e o processo de curadoria, pela aproximação das metodologias e ferramentas utilizadas nas duas áreas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectNon-formal Educationpor
dc.subjectChildhoodpor
dc.subjectMuseum’s Learning Programpor
dc.subjectMuseumpor
dc.titleDesign as a non-formal education toolpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate15-16 November 2019por
sdum.event.titleDigicom 2019 – 3rd International Conference on Design and Digital Communicationpor
oaire.citationStartPage275por
oaire.citationEndPage284por
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:EAAD - Comunicações
Lab2PT - Atas de Congresso/ Papers in conference proceedings
Lab2PT - Atas de Congresso/ Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019 DIGICOM_ Brandao R_Providencia B_Ligia L.pdf1,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID