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dc.contributor.authorAbeijón, Ricardo Iván Barcelópor
dc.contributor.editorLessa, Elisapor
dc.contributor.editorMoreira, Pedro Filipe Russopor
dc.contributor.editorPaula, Rodrigo Teodoropor
dc.date.accessioned2021-04-20T11:36:03Z-
dc.date.available2021-04-20T11:36:03Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.isbn978-972-8063-68-9por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/72159-
dc.description.abstractSão raros os casos de música programática ou descritiva na guitarra clássica, que tenham como objetivo primordial a realização de um retrato sonoro de um determinado lugar, num momento histórico particular. Não conhecemos investigações realizadas até este momento que tenham este tópico como objeto de estudo, ou seja, da utilização de metáforas e signos icónicos para evocar determinados elementos de uma paisagem sonora, com o fim de criar uma imagem mental específica no ouvinte, na música composta para guitarra solo. Temos escolhido para o nosso estudo duas obras paradigmáticas do repertório guitarrístico com estas características, publicadas ambas em Paris, nos séculos XIX e XX, de Fernando Sor (1778-1839) e de Francis Kleynjans (1951-), respetivamente. A primeira obra selecionada é Fantaisie Villageoise pour guitare seule Composée et dédiée à Mr. Denis Aguado par son amì Ferdinand Sor, op. 52 e a segunda é A l'aube du dernier jour, op. 33, à Roberto Aussel. Os autores que temos abordado mostram alguns pontos em comum, apesar dos seus diferentes estilos e épocas, porque ambos recorrem à metáfora musical e ao uso das chamadas técnicas estendidas na guitarra, para produzir efeitos identificáveis, do nosso ponto de vista, como onomatopeias musico-instrumentais. Nas obras referidas aparecem citações de elementos que evocam, em Sor, a vida aldeana, provavelmente algures em Espanha no início do séc. XIX, e na obra de Kleynjans, a atmosfera de uma prisão de Paris durante a Revolução Francesa.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsica descritivapor
dc.subjectGuitarrapor
dc.subjectSorpor
dc.subjectKleynjanspor
dc.subjectVillageoise op. 52por
dc.subjectDernier jour op. 33por
dc.titleDois casos de música descritiva na guitarra clássica: Fantaisie villageoise, op. 52 (ca. 1832), de F. Sor, e A l'aube du dernier jour, op. 33 (1988), de F. Kleynjanspor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage441por
oaire.citationEndPage454por
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
sdum.bookTitleOuvir e escrever as paisagens sonoras: abordagens teóricas e (multi)disciplinarespor
oaire.versionVoRpor
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