Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7221

TítuloA escola virtual na prendizagem e no ensino da matemática: um estudo de caso no 12º ano
Autor(es)Santos, Maria Idalina Lourido Figueiredo dos
Orientador(es)Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares
Data6-Dez-2006
Resumo(s)A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem promove novas formas de aprender, de ensinar e de pensar. O emergir de novos ambientes na educação propicia a que os intervenientes assumam novos papeis e encarem a Escola sob uma perspectiva diferente. No âmbito da presente dissertação de mestrado, desenvolveu-se um estudo com o objectivo de analisar o impacto da integração de uma plataforma de gestão de aprendizagem – Escola Virtual – na aprendizagem e no ensino da Matemática, em ambiente de sala de aula e extra aula. O estudo realizado foi um estudo de caso. A investigação decorreu na ES/3 de Carvalhos, durante seis meses, no contexto da disciplina de Matemática do 12º ano e envolveu 51 alunos de dois grupos e 2 professoras, sendo uma delas a investigadora. Para a recolha de dados foram desenvolvidos os seguintes instrumentos: Ficha de Identificação, um Questionário sobre Preferências de Aprendizagem e Questionário de Opinião. A análise dos dados obtidos permitiu concluir, que a utilização da Escola Virtual influenciou de modo positivo a motivação dos alunos e facilitou a compreensão dos conteúdos leccionados. No que concerne às professoras, estas consideraram que a Escola Virtual favoreceu o trabalho colaborativo e a sua utilização foi crucial na abordagem e leccionação de alguns conteúdos programáticos. Relativamente aos materiais existentes na Escola Virtual, as professoras reconheceram a sua qualidade apesar de entenderem que poderiam ser mais diversificados. Os alunos revelaram facilidade em aprender a usar o LMS Escola Virtual e consideraram a sua utilização como uma experiência interessante e, por isso, deveria ser generalizada a todas as escolas de ensino básico e secundário. Para além das competências específicas desenvolvidas, a utilização da Escola Virtual permitiu, igualmente, desenvolver e aprofundar competências transversais, como a exploração de sites, a navegação e a pesquisa de informação na Internet e a participação em Fóruns, promover a autonomia na aprendizagem criando hábitos de trabalho colaborativo, partilha e troca de ideias.
Information and Communication Technologies (ICT) enable new ways of learning, teaching and thinking. Existing ICT Education platforms lead to the emergence of new roles and to new perspectives to look at school. This dissertation describes a study that analyses the impact of the adoption of a Learning Management System – Virtual School - in the learning and teaching of Maths both in and out of the classroom. This research - a case study - took place at Carvalhos’ School (ES/3) during six months. The subject was Maths of the 12th Grade. The participants were 51 pupils and two teachers. For collecting data several instruments were developed: Identification Questionnaire, Questionnaire about Learning Preferences and two Opinion Questionnaires. The analysis of the data led to the conclusion that the utilisation of the Virtual School fostered in a positive way the students’ motivation and it has also helped the understanding of the lectured contents. The teachers considered that the Virtual School promoted collaborative work and its use was crucial in the teaching of some of the course contents. The teachers recognized the quality of materials of the Virtual School, despite considering that they could be more diversified. Pupils revealed easiness in learning to use the Virtual School LMS and they also considered its use an interesting experience. They mentioned that it should be used in all basic and secondary teaching schools. Besides the specific competences developed, the utilization of the Virtual School also allowed the development and the deepen of cross competences like the exploration of sites, navigation and data search on the Internet as well as the participation in Forums. It promoted learning autonomy and implied the development of collaborative work skills.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação mestrado Educação, área de Especialização Tecnologia Educativa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7221
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf4,49 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID