Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72819

TítuloRelacionamento entre bancos e PMEs: a contribuição da inovação tecnológica dos sistemas bancários
Outro(s) título(s)Relationship between banks and SMEs: the contribution of technological innovation of banking systems
Autor(es)Bauermann, Tamara Cristina
Orientador(es)Costa, Carlos Alberto Arriaga Taboleiros
Palavras-chaveEmpréstimo
PMEs
Relacionamento bancário
Tecnologia
Banking relationship
Loans
SMEs
Tecnology
Data2021
Resumo(s)As inovações tecnológicas trazem inúmeros benefícios para o dia a dia de todos, porém, há que preocupar com os efeitos das inovações tecnológicas nos relacionamentos entre banco e as pequenas e médias empresas (PMEs). Grande parte das PMEs precisam de financiamento bancário para sua alavancagem financeira, tornando o relacionamento entre gerentes e clientes de fundamental importância. Torna-se necessário analisar em que medida a inovação tenológica que tem sido implementada no sistema bancário contribui ou afeta o relacionamento dos bancos com as PMEs gerando impacto nos empréstimos às PMEs. Para tal propósito procedemos a um estudo empírico do relacionamento bancário com recurso a uma regressão linear múltipla utilizando o método dos mínimos quadrados para a estimação dos parâmetros. Obtivemos uma relação negativa entre a variável dependente Empréstimos Empresariais às PMEs (EEPME) e a variável independentes Quantidade das Transações Bancárias por Mobile Banking (QTBMB) e uma relação positiva entre a variável dependente Empréstimos Empresariais às PMEs (EEPME) e a variável independente Quantidade das Transações Bancárias por Internet Banking (QTBIB). Ambas as variáveis estão ligadas à tecnologia, porém não se encontrou o resultado esperado. Esperava-se uma relação negativa entre a variável dependente e as variáveis independentes, uma vez que quanto mais transações bancárias via Mobile Banking e Internet Banking maior utilização do banco e mais histórico, mas menor relacionamento com o gestor de conta e, por isso, menor probabilidade de empréstimos devido a uma menor relação pessoal com o gestor de conta. Percebe-se um impacto misto sobre a variável dependente, ou seja, ao passo que alguns canais digitais Quantidade das Transações Bancárias por Internet Banking (QTBIB) podem auxiliar na quantidade de empréstimos às PMEs, outros canais como a Quantidade das Transações Bancárias por Mobile Banking (QTBMB) podem dificultar/atrapalhar os empréstimos às PMEs. A busca pela dinamização dos processos para as PMEs, do fácil acesso para tudo o que é necessário para o seu dia a dia, é de extrema importância visando sempre a possibilidade de vida para as PMEs. Desta forma, elas continuarão cumprindo o seu papel na sociedade como sempre têm feito, papel este que dinamiza a economia, gera empregos e estimula todos os ramos da economia.
Technological innovations bring numerous benefits to everyone's daily life. However, it is necessary to be concerned about the technological innovations' effects on the relationship between the bank and small and medium-sized enterprises (SMEs). Most SMEs need bank financing for their financial leverage, making the relationship between managers and customers of fundamental importance. It is necessary to analyse how the technological innovation, that has been implemented in the banking system, contributes or affects the relationship between banks and SMEs, and how it impacts the loans to SMEs. For this purpose, we proceeded to an empirical study about the banking relationship, making use of a multiple linear regression by means of the least-squares method to estimate the parameters. We obtained a negative relationship between the dependent variable Business Loans to SMEs (BLSMEs) and the independent variable Quantity of Bank Transactions by Mobile Banking (QBTMB) and a positive relationship between the dependent variable Business Loans to SMEs (BLSMEs) and the independent variable Quantity of Bank Transactions by Internet Banking (QBTIB). Both variables are linked to technology, nevertheless the expected result has not been found. It was expected a negative relationship between the dependent variable and the independent variables, when more bank transactions via Mobile Banking and Internet Banking, more significant the use of the bank and the more account history, but less relationship with the account manager and, therefore, less probability of a bank loan due to less personal relationship with the account manager. A mixed impact is revealed on the dependent variable, while some digital channels Quantity of Bank Transactions by Internet Banking (QBTIB) can assist in the number of loans to SMEs, other channels such as the Quantity of Bank Transactions by Mobile Banking (QBTMB) can hinder loans to SMEs. The search for dynamic processes for SMEs, the easy access to daily activities, is the most important, always aiming at the possibility of life for SMEs. In this way, they will continue to fulfil their role in society as they have always done, a role that makes the economy dynamic, creates jobs and stimulates all bunch of the economy.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72819
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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