Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7351

TítuloUtilização da técnica do brainstorming na introdução de um modelo de e/b-learning numa escola profissional portuguesa : a perspectiva de professores e alunos
Autor(es)Coutinho, Clara Pereira
Bottentuit Junior, João Batista
Palavras-chaveBrainstorming
E-learning
Data2007
CitaçãoIn SANTANA, M. O. R. ; RAMOS, M. A. ; ALVES, A. B., org. – “Encontro Internacional Discurso Metodologia e Tecnologia : actas do Encontro Internacional Discurso Metodologia e Tecnologia, Miranda do Douro, Portugal, 2007”. [Miranda do Douro: Centro de Estudos António Maria Mourinho, 2007]. ISBN 978-972-9249-12-9. p. 102-118.
Resumo(s)A progressiva introdução dos sistemas informáticos no ensino é hoje uma realidade. As novas tecnologias são utilizados na Escola Profissional do Infante – EPI em contextos muito diferenciados, com objectivos e formas de exploração distintas. A situação mais comum é a utilização em contexto de sala de aula, como suporte às actividades lectivas, uma vez que todas as salas estão equipadas com computador e projector de vídeo. É comum o recurso a apresentações electrónicas, como suporte às exposições do professor, ou do acesso em sala de aula a recursos disponíveis na Internet. Conscientes da importância de promover formas alternativas de ensino a distância capazes de preparar os estudantes do ensino profissional para a formação ao longo da vida, os responsáveis da EPI decidiram aferir da receptividade dos professores e dos alunos da escola à introdução de um sistema de E/B-learning na escola. Para o efeito recorreu-se, numa fase inicial, à implementação de actividades de brainstoming, técnica que se adequa na perfeição a uma recolha de dados aberta e informal para a auscultação de opiniões, atitudes e expectativas dos intervenientes directos no processo. Nesta comunicação, depois de caracterizada a técnica do brainstorming, suas modalidades e contextos de utilização, vamos apresentar a forma como esta técnica foi implementada na nossa investigação bem como a forma como os dados foram analisados e interpretados.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7351
ISBN978-972-9249-12-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Discurso,metodologia e tecnologia.pdf.pdf195,3 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID