Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73635

TítuloEstudantes brasileiros no ensino superior em Portugal: O despertar descolonial na experiência da mobilidade internacional
Outro(s) título(s)Brazilian students in higher education in Portugal: DecoIonial awakening in the experience of international mobility
Autor(es)Borges, Rovênia Amorim
Orientador(es)Afonso, Almerindo Janela
Sousa, José Vieira de
Palavras-chaveBrasil-Portugal
Despertar descolonial
Ensino Superior
Mobilidade estudantil
Brazil-Portugal
Decolonial awakening
Higher Education
Student mobility
Data25-Mar-2021
Resumo(s)As universidades portuguesas têm sido cada vez mais procuradas nos últimos anos por estudantes brasileiros. Embora estudar no exterior seja, ainda e em grande medida, um privilégio para quem vem de famílias com maior capital econômico, políticas e programas recentes no âmbito dos dois países, para o fomento da internacionalização na educação superior, têm resultado numa participação mais diversificada nesses fluxos de mobilidade estudantil que partem do Brasil. Os resultados do estudo empírico apurados a partir da interseccionalidade de raça, gênero, classe e trajetórias escolares confirmam que um perfil de origem familiar diferenciado em termos de capital econômico está associado à forma de ingresso no ensino superior. Por conseguinte, uma maior probabilidade de usufruir da internacionalização para Portugal, em termos sociais e raciais, processou-se nos programas de mobilidade em que os estudantes brasileiros haviam recebido bolsas de estudo ou estavam isentos do pagamento de taxas e anuidades às universidades. A investigação tem como suporte teórico-conceitual contributos críticos de autores descoloniais, à luz dos quais foram sendo interpretados os dados empíricos recolhidos. Demonstradas as inter-relações das desigualdades de partida com a dinâmica da mobilidade internacional, a investigação seguiu no propósito maior de analisar as interfaces da experiência da mobilidade em Portugal na subjetividade desses estudantes. Dados os laços históricos e culturais entre Brasil e Portugal, um desafio foi o de identificar, nas suas vozes, reflexões capazes de fazer emergir, direta ou indiretamente, indícios de lastros coloniais ainda presentes na nova realidade vivenciada. Mais concretamente, procurou-se dar visibilidade a críticas e a experiências relacionadas com o racismo e o eurocentrismo epistêmico, que são, entre outros, elementos constitutivos de uma matriz mundial de poder moderno-colonial inaugurada no século XVI, com a chegada dos europeus ibéricos à América. Chegou-se à conclusão de que, para além das vivências de enriquecimento humano, cultural e científico, estudar em Portugal também permitiu, em linhas gerais e de forma singular, um despertar crítico sobre a colonialidade latente na sociedade portuguesa, e em muitas interações e discursos produzidos no interior e para além do espaço acadêmico.
Portuguese universities have been increasingly sought after in recent years by Brazilian students. Although studying abroad is still, to a large extent, a privilege for those coming from families with greater economic capital, recent policies and programs of both countries to promote internationalization in higher education have resulted in a more diversified group of students who come from Brazil. The results of the empirical study determined from the intersectionality of race, gender, class, and school trajectories confirm that the difference in terms of economic capital is associated with the way of entering higher education. Consequently, a greater likelihood of enjoying internationalization in Portugal, in social and racial terms, took place within the mobility programs in which Brazilian students had received scholarships or were exempt from paying fees and tuition to universities. The research has a theoretical-conceptual support contributed from critical decolonial authors, in light of which the collected empirical data were interpreted. Having demonstrated the interrelationships between the starting inequalities, and the dynamics of international mobility, the investigation analysed the interfaces of the experience of mobility in Portugal in the subjectivity of these students. Given the historical and cultural ties between Brazil and Portugal, a challenge was to identify, in their voices, reflections capable of raising, directly or indirectly, signs of colonial ballasts still present in the new reality experienced. More specifically, it sought to give visibility to criticisms and experiences related to racism and epistemic Eurocentrism, which are, among others, constitutive elements of a world matrix of modern-colonial power inaugurated in the 16th century, with the arrival of Iberian Europeans to America. It was concluded that, in addition to the experiences of human, cultural and scientific enrichment, studying in Portugal also allowed, in general and singularly, a critical awakening about the latent coloniality in Portuguese society, and in many interactions and discourses produced inside and beyond the academic space.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Sociologia da Educação e Política Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73635
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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