Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7376

TítuloO projecto curricular de turma na mudança das práticas do ensino básico : contributos para o desenvolvimento curricular e profissional nas escolas
Autor(es)Viana, Isabel Carvalho
Orientador(es)Alonso, Maria Luísa Garcia
Data17-Dez-2007
Resumo(s)No âmbito da Reorganização Curricular do Ensino Básico, em que esta tese se situa, foi introduzido um novo Currículo Nacional, orientado para o desenvolvimento de competências, bem como a proposta das escolas construírem Projectos Curriculares, visando adequá-lo ao contexto de cada escola e de cada turma, o que trouxe uma viva discussão em torno dos conceitos e das formas de tornar reais as orientações educativas nacionais, em concordância com a diversidade cultural existente nas comunidades educativas. Num contexto de inovação, onde a escola é chamada a participar com base em Projectos Curriculares, este estudo pretende contribuir para a compreensão e a discussão da mudança das práticas de gestão curricular nas escolas e o seu impacto na melhoria das aprendizagens dos alunos. No intuito de conhecer “a partir de dentro” as condições, os significados e os processos de construção do Projecto Curricular de Turma, no contexto ecológico das escolas, foi mobilizada uma metodologia de investigação, de cariz qualitativo e interpretativo, traduzida na realização de dois Estudos de Caso, em duas Escolas do Ensino Básico, particularizados em dois Conselhos de Turma – do 6º e do 8º ano, em cada uma das escolas. A abordagem metodológica destes estudos, com características próximas da investigação-acção colaborativa, emergiu dos dados recolhidos num estudo exploratório aprofundado, que permitiu encontrar as linhas de orientação adequadas. Valorizando as experiências dos professores e o seu envolvimento nos processos de mudança, com esta metodologia, que possibilitou uma construção reflexiva e partilhada do conhecimento entre os professores e a investigadora, procurou-se observar como se constrói o Projecto Curricular de Turma, quais as potencialidades e os constrangimentos que se colocam aos professores, como se compreendem as suas implicações e quais as dinâmicas que desencadeia no quotidiano escolar. O referencial teórico que enquadrou este trabalho sustenta-se no Modelo Integrado de Inovação Curricular, proposto por Alonso (1998 e 2000b) que defende uma visão integrada e sistémica das dimensões que concorrem para a qualidade do ensino, isto é, o desenvolvimento curricular, o desenvolvimento organizacional da escola e o desenvolvimento profissional dos professores. Os casos em estudo espelham, de modo diferenciado e singular, dinâmicas dentro e fora dos Conselhos de Turma, processos e níveis de envolvimento com a construção do PCT e, ainda, diferentes olhares sobre a mudança. Em síntese, pensamos que este estudo serviu para compreender e clarificar os problemas e desafios com que os professores se depararam nos processos de desenvolvimento curricular nas escolas estudadas, permitindo delimitar algumas das questões centrais surgidas na construção do Projecto Curricular. Entre elas, realçam as ambiguidades provocadas pela tendência para um entendimento técnico-burocrático do Projecto Curricular, em conflito com a concepção construtivista e autonomizadora prevalecente nos discursos oficiais e na letra dos Projectos escritos.
Within the process of Curriculum Reorganization of the Basic Education system, where this dissertation is grounded, it was introduced a new National Curriculum, oriented towards the development of competencies as well as the proposal for development of Curriculum Projects by the schools with the goal of adjusting it to each school and classroom. This process brought a vibrant discussion around concepts and how to turn National educational orientations into real practices, regarding the cultural diversity existing in the educational communities. Within an innovative context, where school is called upon to respond, based on Curriculum Projects, this study plays a role for the understanding and discussion of the change of curriculum management practices in schools, and their impact to improve students learning. With the intend of knowing “from the inside” the conditions, meanings and processes of the construction of a Classroom Curriculum Project (CCP), within the ecological context of schools, it was used a qualitative and interpretative research methodology translated into two case studies, done in two basic education schools and particularly with two Classroom Councils from 6º and 8º grade in each school. The methodology approach of these studies, with characteristics that are close to the collaborative, action research ones, emerged from data collected on an extended exploratory study which helped provide adequate guidelines for the subsequent steps. Valuing teacher’s experiences and their involvement in the changing processes, with this methodology, which allowed a shared and reflective construction of knowledge between them and the researcher, we observed and interpreted how the CCP is done, what are the strengths and constraints teachers face in this process, how is the of the knowledge that it implies understood and which dynamics it unleashes within daily school life. The theoretical referential of this work is grounded on the Integrated Model of Curriculum Innovation, proposed by Alonso (1998, 2000b) which upholds an integrated and systemic perspective of the different dimensions that account for quality teaching, that are the curricular development, organizational development of the school and the professional development of teachers. The case studies mirror, in a differentiated and unique way, dynamics inside and outside the Classroom Councils, levels and processes of involvement with the construction of the CCP and, yet, different perspectives about change. Resuming, we think that this study had the purpose of understanding and clarifying the problems and challenges that teachers face within the processes of developing a CCP in the schools which we did the study, allowing for establishing some cut-off points that emerged within the construction of Curriculum Project. Among others, we would like to underline the ambiguities created by the tendency of a techno-bureaucrat understanding of the Curriculum Project, contrasting with a constructivist and autonomous conception that prevails in the official discourses and in the letter of written Projects.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Educação - Área de Especialização de Desenvolvimento Curricular
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7376
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID