Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74031

TítuloContributos curriculares da telerreabilitação na avaliação e intervenção de alunos com transtorno do processamento auditivo central: um estudo exploratório no Brasil
Outro(s) título(s)Curriculum contributions of tele-rehabilitation in the assessment and intervention of students with central auditory processing disorder: an exploratory study in Brazil
Autor(es)Vendruscolo, Vanissia Eliane
Orientador(es)Morgado, José Carlos
Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveAdaptações curriculares
Telerreabilitação
Transtorno do processamento auditivo central
Treinamento auditivo acusticamente controlado
Acoustically controlled auditory training
Central auditory processing disorder
Curricular adaptations
Telerehabilitation
Data2021
Resumo(s)A telerreabilitação é o método pelo qual se utilizam as tecnologias de comunicação como forma de implementar a intervenção a distância. Este estudo exploratório teve como finalidade conhecer, descrever e analisar o processo da telerreabilitação de crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) e seus contributos para as adaptações curriculares, de forma a otimizar o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Procurou, ainda, sensibilizar para o papel relevante que desempenham os docentes nesse processo, bem como a dimensão curricular em torno do qual o mesmo se estrutura. Os instrumentos utilizados neste estudo foram: i) teste PSI na condição MCI; ii) teste DD nas habilidades de separação e integração auditiva, e iii) Rastreio de Problemas no Processamento Auditivo (traduzido e adaptado do questionário de Fisher,1976 por Vendruscolo, Morgado, & Cruz-Santos, 2019). A amostra integrou 23 crianças entre os 7 e 9 anos de idade, de ambos os gêneros, residentes no Estado de São Paulo, que foram distribuídas em dois grupos para treinamento auditivo, alocadas da seguinte maneira: Grupo I - constituído por 13 crianças submetidas à telerreabilitação e Grupo II - constituído por 10 crianças submetidas ao treinamento auditivo cognitivo acusticamente controlado, em cabine acústica. Os resultados deste estudo indicam que: a) existem diferenças estatisticamente significativas no desempenho das crianças que realizaram telerreabilitação para TPAC, revelando confiabilidade do método em benefício das crianças que moram em regiões desprovidas de profissionais especializados, e que se revela pertinente e atual perante a pandemia resultante do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), b) existem diferenças estatisticamente significativas tanto no efeito do treinamento auditivo realizado através da telerreabilitação como no efeito do treinamento auditivo cognitivo acusticamente controlado, comprovando que de forma equivalente a eficácia dos dois métodos, c) existem diferenças estatisticamente significativas no desempenho aos alunos com TPAC em idade escolar que utilizaram o Programa de Treinamento Auditivo Cognitivo-PAC Online, mostrando que a abordagem auditiva cognitiva é eficaz na intervenção em crianças com TPAC, e d) existem diferenças estatisticamente significativas tanto na identificação de crianças de risco para TPAC como na mensuração pré e pós tratamento com o uso do Rastreio de Problemas no Processamento Auditivo, certificando a sua utilidade para a identificação de crianças de risco para TPAC e monitorização do treino auditivo. Em suma, as crianças diagnosticadas com TPAC devem ter uma diversificação e combinação adequada de vários métodos e estratégias de suporte à aprendizagem e inclusão que atendam às suas necessidades individuais de forma a usufruírem das adaptações curriculares que contribuam para o seu sucesso educacional.
Telerehabilitation is the method by which communication technologies are used to implement remote rehabilitation. This exploratory study aimed to know, describe and analyze the telerehabilitation process of children with Central Auditory Processing Disorder (CAPD) and their contributions to curricular adaptations, in order to optimize the student's development and learning. It also sought to raise awareness of the relevant role that teachers play in this process, as well as the curricular dimension around which it is structured. The instruments used in this study were: i) PSI test in the MCI condition; ii) DD test on hearing separation and integration skills, and iii) Screening of Problems in Auditory Processing (translated and adapted from Fisher's questionnaire, 1976 by Vendruscolo, Morgado, & Cruz-Santos, 2019). The sample included 23 children between 7 and 9 years of age, of both genders, living in the State of São Paulo, who were divided into two groups for auditory training, allocated as follows: Group I - consisting of 13 children submitted to telerehabilitation and Group II - consisting of 10 children submitted to acoustically controlled cognitive auditory training, in an acoustic booth. The results of this study indicate that: a) there are statistically significant differences in the performance of children who underwent telerehabilitation for CAPD, revealing the reliability of the method for the benefit of children who live in regions without specialized professionals, and which is relevant and current in the face of the pandemic resulting from the new Coronavirus (SARS-CoV-2), b) there are statistically significant differences both in the effect of auditory training performed through telerehabilitation and in the effect of acoustically controlled cognitive auditory training, proving that in an equivalent way the effectiveness of the two methods, c) there are statistically significant differences in performance for students with school-age CAPD who used the Cognitive Auditory Training Program-PAC Online, showing that the cognitive auditory approach is effective in intervention in children with CAPD, and d) there are statistically significant differences both in identification of children at risk for CAPD as in measuring pre and post treatment using the Auditory Processing Problems Screening, certifying its usefulness for the identification of children at risk for CAPD and monitoring of auditory training. In short, children diagnosed with CAPD must have a diversification and adequate combination of various methods and strategies to support learning and inclusion that meet their individual needs in order to have the curricular adaptations that contribute to their educational success.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74031
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Vanissia Eliane Vendruscolo.pdf1,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID