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https://hdl.handle.net/1822/74050
Título: | Formalização de um programa de mentoria de socialização num departamento da Bosch Braga |
Outro(s) título(s): | Formalization of an onboarding mentoring program in a department of Bosch Braga |
Autor(es): | Fernandes, Ana Beatriz Alves |
Orientador(es): | Carvalho, Ana |
Palavras-chave: | Mentor Mentorado Programa de mentoria Socialização Mentee Mentoring program Socialization |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | No atual mercado de trabalho, crescentemente competitivo, as organizações estão em
constante disputa para garantirem a atração e retenção dos melhores talentos, perpetuando tendências
de integração e engajamento do seu capital humano através de práticas de Gestão de Recursos
Humanos que, ainda que não sejam novas, ganham terreno nas prioridades das empresas. Entre estas
tendências destaca-se a mentoria, uma prática que almeja o emparelhamento de dois ou mais
membros organizacionais num exercício de partilha de informação e conhecimento. A mentoria pode
servir um propósito que tem vindo a ganhar, ele próprio, bastante visibilidade nas estratégias de Gestão
de Recursos Humanos atualmente: a socialização organizacional, que pode ser descrita como o
processo de integrar uma pessoa externa à empresa para que esta passe a ser um pleno membro
organizacional.
Por forma a melhor responder aos desafios impostos aquando da integração de novos
colaboradores e estagiários, o departamento de CC-PS/TER-PO da Bosch Braga procura conjugar os
fenómenos supramencionados, com o intuito de implementar um programa formal de mentorias, para
auxiliar a socialização daqueles que chegam às suas equipas. A prática de emparelhar um colega mais
experiente com um recém-chegado é já comum no departamento, mas esta ocorre sem a sustentação
de um programa estruturado, exibindo debilidades pelo seu cariz informal. Este Projeto procura,
portanto, dar resposta às lacunas identificadas, objetivando desenvolver e formalizar um programa de
mentoria de socialização para o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento da Bosch Braga.
De modo a cumprir com o objetivo apresentado, foi adotada uma metodologia qualitativa, com
recurso a técnicas de recolha de dados como observação, entrevistas, análise documental e análise de
benchmarking. Estas técnicas, a par da revisão de literatura afeta ao tema, permitiram uma
contextualização sobre o que já havia sido feito no departamento, como esses esforços foram
percecionados pelos envolvidos, e em que moldes se deviam estruturar quaisquer iniciativas futuras. In the current increasingly competitive labour market, organizations compete constantly to ensure the attraction and retention of their best talents, perpetuating integration and engagement trends among their workforce, through Human Resource Management practices that, despite not being new, have been gaining ground within the priorities of companies. Among these trends we can highlight mentoring, the practice of pairing two or more organizational members in an exercise of knowledge and information exchange. Mentoring may serve a purpose that, in and of itself, has been gathering notoriety in current Human Resource Management strategies: organizational socialization, which can be described as the process of integrating an outsider to the company, making that individual into a full member of the organization. In order to better respond to the challenges posed by the integration of new associates and trainees, the CC-PS/TER-PO department of Bosch Braga seeks to combine the aforementioned phenomena as to aid in the socialization of those who join their team. The practice of pairing a more experienced colleague with a newcomer is already a reality in the department, but it occurs without the support of a structured program, resulting in frailties due to its informal nature. This Project aims to respond to these identified shortcomings through the development and formalization of a mentoring program for the organizational socialization in the Development and Technology Center of Bosch Braga. Aiming to accomplish this set goal, a qualitative methodology has been adopted, as well as several data collecting techniques like observation, interviews, document analysis and benchmarking analysis. These methods, along with the review of the area's literature, have allowed for a contextualization of what had been done before in terms of the topic at hand, how those efforts were perceived by the stakeholders and how to proceed going forward. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Projeto de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74050 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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