Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/74053
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Graça, Vânia | por |
dc.contributor.author | Solé, Glória | por |
dc.contributor.author | Ramos, Altina | por |
dc.date.accessioned | 2021-09-17T10:58:33Z | - |
dc.date.available | 2021-09-17T10:58:33Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | Graça, V., Solé, G., & Ramos, A. (2021). Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Educação Histórica - REDUH - LAPEDUH, n. 21, 82-94. | por |
dc.identifier.issn | 2316-7556 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/74053 | - |
dc.description.abstract | Assistem-se a tempos de profundas transformações na Educação que impõe novos paradigmas de ensino e aprendizagem. E o ensino da História deve acompanhar esses novos paradigmas com vista o desenvolvimento do pensamento histórico e da consciência histórica. A consciência histórica, elemento de orientação chave do indivíduo, permite compreender o passado e o mobilizar para o seu presente (RÜSEN, 2010). Desta forma, delineou-se um estudo que pretende investigar as potencialidades das tecnologias digitais, integradas em metodologias ativas, centradas no paradigma socioconstrutivista e operacionalizadas no modelo aula-oficina, para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Recorreu-se ao método de estudo de caso para compreender a realidade estudada. Aplicaram-se várias técnicas e instrumentos de recolha de dados: inquéritos por questionário, Focus Group, entrevistas semiestruturadas, observação participante, trabalhos produzidos pelos alunos e questionários de metacognição. Neste artigo propomos apresentar uma proposta didática sobre a consolidação da identidade nacional com a Batalha de Aljubarrota desenvolvida com alunos portugueses do 1.º CEB (9-10 anos). As atividades foram mediadas por plataformas digitais integradas no modelo da aula-oficina com o intuito de desenvolver conceitos metahistóricos de evidência histórica, multiperspetiva, explicação histórica, significância histórica e narrativa histórica, visando contribuir para analisar as ideias de consciência histórica dos alunos. No momento, os dados estão a ser recolhidos, mas irão ser posteriormente analisados com recurso às técnicas de análise da Grounded Theory com apoio do software Nvivo. | por |
dc.description.sponsorship | FCTPD/BD/150425/2019 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | FCTPD/BD/150425/2019 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Consciência histórica | por |
dc.subject | Conceitos metahistóricos | por |
dc.subject | Metodologias ativas | por |
dc.subject | Tecnologias digitais | por |
dc.title | Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://lapeduh.wordpress.com/revista/ | por |
oaire.citationStartPage | 82 | por |
oaire.citationEndPage | 94 | por |
oaire.citationIssue | 21 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Revista de Educação Histórica - REDUH/LAPEDUH | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ART_ V. Graça_2021.pdf | ART_ Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º CEB | 1,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |