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TítuloGlobalization of consumption, lifestyles and 'viral society'
Autor(es)Andrade, Pedro José de Oliveira
Palavras-chaveGlobalization of consumption
Viral society
Viral consumption
Viral lifestyles
Knowledge flows
Globalização do consumo
Sociedade viral
Consumo viral
Estilos de vida virais
Fluxos de conhecimento
Globalization of consumption, viral society
DataMai-2021
EditoraInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Centro de Estudos Interculturais (CEI)
RevistaE-Revista de Estudos Interculturais do CEI–ISCAP
CitaçãoAndrade, P. (2021). Consumption globalization, lifestyles and 'viral society'. Revista de Estudos Interculturais-REI, (9), 1-25.
Resumo(s)This text discusses the central globalization process of products and services’ consumption, and its influence on social agents’ lifestyles. For instance, drinks, food, information or mall’s goods’ consumption. Some of the phenomena associated with or resulting from global consumption are as follows: post-salariat, hyper-consumption, hypoconsumption, hegemonic and counter-hegemonic consumption, citizenship of consumption, polyphony of consumption, consumption traps and the recent 'viral consumption’ and ‘viral lifestyle’, originated within the Covid-19 pandemic. This new situation of health and social crisis generates anti-pandemic resistances. One strategy of resistance occurs via the consumption of information, which, among other activities, has increased exponentially in cyberspace and cybertime, due to the social pressure exerted by Corona virus. In this perspective, today we are witnessing the transformation of insufficient or inflated information’s consumption about Covid-19, into more profound, pertinent and useful knowledge about this pandemic.
O presente texto debate o processo central da globalização do consumo de produtos e serviços, e a sua influência nos estilos de vida dos agentes sociais. Por exemplo, consumo de bebidas, alimentação, informação e bens ou serviços de centros comerciais. Alguns dos fenómenos associados ou decorrentes do consumo global são os seguintes: o pós-salariado (ou pós-salariato), o hiperconsumo, o hipoconsumo, os consumos hegemónico e contra-hegemónico, a cidadania do consumo, a polifonia do consumo, as armadilhas do consumo e os recentes ‘consumo viral’ e ‘estilo de vida viral’ originados na pandemia do Covid-19. Esta nova situação de crise sanitária e social gera resistências anti-pandémicas. Uma destas estratégias de resistência ocorre no quadro do consumo de informação que, entre outras atividades, tem aumentado exponencialmente no ciberespaço e no cibertempo, devido à pressão social exercida pelo Corona vírus. Numa tal perspetiva, assiste-se hoje à transformação do consumo ora insuficiente ora inflacionado de informação sobre o Covid-19, em conhecimento mais profundo, pertinente e útil sobre esta pandemia.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74111
DOI10.34630/erei.v3i9.4223
e-ISSN2182-6439
Versão da editorahttps://www.iscap.pt/cei/e-rei/pt/n9vol3.html
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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