Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7423

TítuloClassificação dos usos do solo no Douro através de redes neuronais e métodos probabilísticos
Autor(es)Matos, J. M.
Fernandes, Delfim
Ramos, Luís
Lourenço, Júlia
Data2006
CitaçãoMENDES, José Fernandes Gomes [et al.], ed. - "PLURIS 2006 : anais do 2º Congresso Luso-Brasileiro de Planeamento Urbano Regional Integrado Sustentável, Braga, 2006". [S.l. : s.n., 2006]. ISBN 85-85205-67-9.
Resumo(s)No âmbito de um projecto mais alargado, tem vindo a ser estudada a evolução dos usos do solo partindo de informação com origem remota para uma região transmontana-duriense, com o objectivo de medir quantitativamente as mudanças em termos de usos e de acessibilidades. Assim, têm-se vindo a desenvolver um método assente em ferramentas informáticas que permita identificar e quantificar de forma automática áreas urbanas a partir de informações de origem remota. Os métodos utilizados têm sido: i. Redes Neuronais e ii. Método Maximum Likelihood. Ambos partem de imagens de satélite e executam a identificação e classificação dos usos do solo. Alguns testes para a área urbana de Vila Real demonstraram melhores resultados para a classificação por redes neuronais. Paralelamente, tem-se desenvolvido um método de definição das características da rede, assente em experiências internacionais com bons resultados, que visam a análise das respostas do sistema à alteração de vários parâmetros intrínsecos da mesma.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7423
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-PT - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lourenço-CN-2-2006-CLASSIFICAÇÃO DOS USOS DO SOLO.pdfprograma+artigo261,47 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID