Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74552

TítuloA internacionalização das empresas familiares
Outro(s) título(s)The internationalization of family firms
Autor(es)Santos, Cláudia Marília Vilariça
Orientador(es)Martins, Maria Lurdes Castro
Palavras-chaveCompetitividade
Empresa familiar
Expansão
Internacionalização
Competitiveness
Expansion
Family firm
Internationalization
Data2021
Resumo(s)A internacionalização das empresas familiares é um campo de estudo que tem ganho cada vez mais interesse a nível global (Alayo, et al., 2020), sendo um tópico de crescente preocupação para os líderes dessas mesmas empresas e para toda a sociedade. Segundo a literatura atual, são elas o tipo de empresa mais comum em praticamente todo o globo (Alayo, et al., 2020; Massis, et al., 2008), desempenhando um papel crucial no contributo para o produto interno bruto de cada país (Alayo, et al., 2020; Gallo & Pont, 1996) e, face ao incremento da concorrência internacional, são as empresas que verificam uma grande necessidade de adaptação às diferentes condições dos mercados para garantir o seu sucesso e a sua sobrevivência (Sirmon & Hitt, 2003). Procurando analisar o processo de internacionalização das empresas familiares pela via das exportações, sendo as exportações reconhecidas como a forma preferida de expansão global (Basseti, et al., 2015), recorre-se ao inquérito BEEPS de 2005 que apresenta informações acerca das empresas em diversas dimensões. Foi possível encontrar um conjunto de fatores que explicam a intensidade das exportações nas empresas familiares sendo, no entanto, de registar que essas empresas apresentavam um maior foco no mercado doméstico comparativamente às outras empresas, apesar de reconhecerem a importância das exportações para a sua sobrevivência e crescimento. Os indicadores que parecem mais afetar as exportações das empresas familiares estão relacionados com a fiscalidade, a regulação dos mercados, a inovação e a pressão da concorrência, assim como as suas vendas e produtividade. Recorrendo a uma base de dados única em que a identificação da empresa enquanto empresa familiar é feita pelos próprios administradores, este trabalho tem a vantagem de ultrapassar os problemas que usualmente surgem associados a métodos indiretos de classificação de empresas como familiares ou não-familiares. No entanto, há o inconveniente de se tratar de um inquérito antigo, com dados relativos a 2005, pelo que o presente estudo deixa espaço para futuras investigações, com dados mais atuais, na tentativa de compreender o comportamento das empresas familiares quando estas decidem internacionalizar o negócio.
Family firm internationalization is a study field that has gained increasing global importance (Alayo, et al., 2020), being a topic of extended interest among enterprise leaders and within society. According to current literature, they are the most common type of company in the globe (Alayo, et al., 2020; Massis, et al., 2008), playing a crucial role in contributing to the gross domestic product of each country (Alayo, et al., 2020) and, with the increase in international competition, they are the type of company that needs to adapt the most to the different market conditions in order to ensure their success and their survival (Sirmon & Hitt, 2003). In order to analyze the internationalization process of family firms through exports, with exports being recognized as the preferred form of global expansion (Basseti, et al., 2015), the 2005 BEEPS is used because it contains information about companies in different dimensions. It was possible to find a set of factors that explain family firms exports’ intensity, however it should be noted that these firms seem to be more prone to being focused in the domestic market when compared to other companies, even tho they did recognize the influence of exports on survivability and growth of their businesses. The indicators that seem to affect family firms’ exports the most are relatad with tax system, market regulations, innovation and competitive pressures, as well as their sales and productivity. Using a unique database where the identification of a company as a family business is made by the firm administrators themselves, this study has the advantage of overcoming problems that usually arise with indirect methods of classifying companies as family or non-family firms. However, there’s the inconvenience of being based on an old survey, with 2005 data, so the presente study leaves room for future research, using more recent data, in an attempt to understand the behaviour of family firms when facing internationalization.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74552
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Claudia Marilia Vilarica Santos.pdfDissertação de mestrado629,68 kBAdobe PDFVer/Abrir

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