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TítuloOs idosos e as memórias gustativas em tempos de pandemia: Filipa Gomes e o discurso de saúde do óleo Fula
Outro(s) título(s)The elderly and taste memories in times of pandemic: Filipa Gomes and the Fula oil health discourse
Autor(es)Luderer, Cynthia
Teixeira, Lucas
Palavras-chaveMemória
Consumo alimentar
Comunicação publicitária
Envelhecimento
Saúde perfeita
Memory
Food consumption
Advertising communication
Aging
Perfect health
Data30-Jun-2021
EditoraInstituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação Social
RevistaComunicação Pública
CitaçãoLuderer, C., & Teixeira, L. (2021). Os idosos e as memórias gustativas em tempos de pandemia: Filipa Gomes e o discurso de saúde do óleo Fula. Comunicação Pública, 16(30), 1-20.
Resumo(s)Este trabalho tem o propósito de analisar os discursos aplicados pela campanha publicitária de um óleo português, Cozinhar é um ato de amor. Conversar também., difundida no Natal de 2020, um dos momentos de agravamento da pandemia causada pela COVID-19 e das impostas limitações de encontro entre as pessoas. Focado no papel que ocupam a memória e o idoso na sociedade contemporânea, o princípio da memória coletiva contribuiu para buscar as respostas para a pergunta: como a publicidade constitui vínculos entre os consumidores e os produtos alimentares que escapam aos discursos da saúde perfeita? Amparado pela semiótica da cultura e pelos discursos ligados aos programas biopolíticos que agem na esfera comunicacional, este estudo conferiu que os discursos mnêmicos se tornam estratégicos para convocar ao consumo de alimentos enquadrados como nocivos pelos ditames da saúde.
The objective of this work is to analyze the discourses applied in the advertising campaign of a Portuguese oil, Cozinhar é um ato de amor. Conversar também (Cooking is an act of love. So is talking.), broadcasted in Christmas 2020, one of the moments when the COVID-19 pandemic worsened and the imposed limitations on people meeting were tightened. Focused on the role that memory and the elderly play in contemporary society, the principle of collective memory has contributed to seeking answers to the question: how does advertising establish links between consumers and food products that go beyond the perfect health discourses? Supported by the semiotics of culture and the discourses linked to the biopolitical programs that act in the communicational sphere, this study established that mnemic discourses become strategic for convoking the consumption of foods that are framed as harmful by the dictates of health.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74632
DOI10.4000/cp.11573
e-ISSN2183-2269
Versão da editorahttps://doi.org/10.4000/cp.11573
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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