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dc.contributor.advisorOliveira, Lídiapor
dc.contributor.authorMatos, Filipe Christian Gonçalvespor
dc.date.accessioned2021-11-12T11:37:26Z-
dc.date.available2021-11-12T11:37:26Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/74678-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Contabilidadepor
dc.description.abstractOs objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) refletem os grandes desafios que a comunidade global enfrenta na tentativa de atingir as ambições do desenvolvimento sustentável. Neste quadro, as empresas são vistas como tendo um papel fundamental na concretização dos ODS. Inserido no âmbito do paradigma positivista, o estudo investiga quais os fatores que explicam a abordagem aos ODS, que fatores influenciam o seu nível de relato voluntário e de que forma estão a ser relatados, sendo usada uma amostra de 37 empresas cotadas na Euronext Lisboa, no período de 2016 a 2018. Do ponto de vista teórico, as motivações são enquadradas tendo em conta as perspetivas da teoria da legitimidade, da teoria dos stakeholders e da teoria institucional, a partir do pressuposto de que o processo de divulgação dos ODS e os fatores envolvidos nessa prática podem ser compreendidos combinando as referidas perspetivas teóricas. Usando a análise do modelo logit, os resultados sugerem que a dimensão das empresas e a existência de um comité de sustentabilidade atuam como fatores explicativos para a divulgação dos ODS. Através da análise ao modelo de regressão linear múltipla, os resultados mostram que as maiores empresas, com um comité de sustentabilidade e que relatam em conformidade com a estrutura da Global Reporting Initiative (GRI) estão mais comprometidas com os ODS, ao evidenciarem um nível de divulgação superior. A sua divulgação ocorre, fundamentalmente, nos relatórios não financeiros autónomos. Porém, constatou-se pouca consistência na forma como as empresas divulgam os ODS, que pode ser justificada pela falta de uma estrutura formal de relato dos ODS. O estudo oferece evidências empíricas sobre potenciais fatores explicativos para as empresas adotarem e implementarem a divulgação dos ODS como parte do seu relato não financeiro, contribuindo para uma maior compreensão do papel que o setor empresarial pode desempenhar para a concretização da Agenda 2030.por
dc.description.abstractThe sustainable development goals (SDGs) reflect the major challenges that the global community faces in trying to achieve sustainable development ambitions. Within this framework, business is seen as having a key role in achieving the SDGs. Based on the positivist paradigm, the study investigates which factors explain the approach to the SDGs, which factors influence their level of voluntary reporting and how the SGDs are being reported, using a sample of 37 companies listed on Euronext Lisbon, from 2016 to 2018. From the theoretical point of view, the motivations are framed taking into account the perspectives of legitimacy theory, stakeholders theory and institutional theory, based on the assumption that the SGDs disclosing process and the factors involved in this reporting can be understood by combining these theoretical perspectives. Using logit model analysis, the results suggest that company size and the existence of a sustainability committee act as explanatory factors for SDG disclosure. Through multiple linear regression model analysis, the results suggest that larger companies, with a sustainability committee and that report according to the Global Reporting Initiative (GRI) framework are more committed to the SDGs by showing a higher level of disclosure of SGDs. SDGs reporting occurs primarily in standalone non-financial reports, but little consistency was found in the way companies disclose the SDGs, which can be explained by the lack of an SDGs reporting framework. The study provides empirical evidence on potential explanatory factors for companies to adopt and implement SDGs disclosure as part of their non-financial reporting, contributing to a greater understanding of the role the companies can play in achieving the 2030 Agenda.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectObjetivos de desenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectInformação não financeirapor
dc.subjectRelatopor
dc.subjectEuronext Lisboapor
dc.subjectFatores explicativospor
dc.subjectSustainable development goalspor
dc.subjectNon-financial informationpor
dc.subjectReportingpor
dc.subjectEuronext Lisbonpor
dc.subjectExplanatory factorspor
dc.titleO relato da informação não financeira pelas empresas cotadas na Euronext Lisboa: uma abordagem aos objetivos de desenvolvimento sustentávelpor
dc.title.alternativeNon-financial reporting by companies listed on Euronext Lisbon: an approach to sustainable development goalspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202734633por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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