Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/74770
Título: | A formação inicial e contínua de professores do 2º ciclo do ensino básico e a gestão curricular pelos professores do ensino regular do atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades |
Outro(s) título(s): | The initial and continuous teachers training and the curricular management by teachers of the 2nd cycle of basic education and regular education of working with students with learning difficulties or disabilities |
Autor(es): | Inês, Helena Natália Pereira |
Orientador(es): | Pacheco, José Augusto Borges, Filipa Isabel Barreto de Seabra |
Palavras-chave: | Alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades Diversidades Formação docente Gestão curricular e pedagógica Curriculum and pedagogical management Diversities Teacher training Students with learning difficulties or disabilities |
Data: | 15-Jan-2021 |
Resumo(s): | As diversidades dos alunos requerem uma gestão curricular eficaz, potenciadora de inclusão, equidade
e sucesso educativo, particularmente relevante para aqueles que apresentam dificuldades de
aprendizagem ou incapacidades. Ora, a formação docente, inicial e contínua, concorre para o
desenvolvimento de práticas curriculares e pedagógicas apropriadas, pelo que assume um relevo
central e atual. Neste sentido, o presente trabalho orbitou em torno de três eixos integrados: Formação
inicial e contínua de professores; Gestão curricular das diversidades; Dificuldades de aprendizagem
ou incapacidades.
A questão fulcral aborda o modo como as diversidades eram geridas por docentes do 2º CEB, quando
confrontados com a gestão curricular do trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem ou
incapacidades.
Definimos, então, os seguintes objetivos para a investigação de âmbito nacional:
- Caracterizar os planos de estudos dos cursos de formação inicial de professores do 2º Ciclo
do Ensino Básico (CEB) das instituições de Ensino Superior público, no que concerne à gestão
da diversidade e das Necessidades Educativas Especiais (NEE);
- Conhecer a oferta formativa de formação docente contínua oferecida aos diferentes grupos
de recrutamento do 2º CEB, no domínio das NEE;
- Caracterizar as práticas curriculares e docentes de professores do ensino regular do 2.º CEB,
direcionadas a alunos com NEE;
- Conhecer as perceções de docentes do ensino regular do 2.º CEB quanto às suas práticas
curriculares e pedagógicas direcionadas a alunos com NEE;
- Indagar as perceções dos docentes do 2º CEB quanto ao seu percurso de formação inicial e
contínua e às suas necessidades de formação nesta área.
Desenhamos uma metodologia mista de investigação, recorrendo à entrevista semi-estruturada (a
docentes de 2º CEB; coordenadores de curso de formação inicial; e diretores de centros de formação
contínua), ao questionário fechado (a professores de 2º CEB) e à análise documental (de planos de
estudos de formação inicial; planos de formação contínua; Projeto Educativo, planificações
disciplinares, planos de turma, RTP1, PEI2) como técnicas de recolha de dados, assim como à análise
estatística (descritiva e inferencial) e à análise de conteúdo como técnicas de análise de dados.
Os resultados do estudo apontam para uma formação docente de 2ºCEB, inicial e contínua,
progressivamente orientada para a gestão das diversidades, em que se consolida, apesar de não estar
ainda plenamente generalizada, a inserção de conteúdos curriculares/ formações contínuas no âmbito
das dificuldades de aprendizagem ou incapacidades, com tradução crescente ao nível das práticas de
planificação, lecionação e avaliação. Student diversities requires effective curriculum management that enhances inclusion, equity and educational success, particularly relevant for those with learning difficulties or disabilities. At the same time, teacher training, initial and continuous, contributes to the development of appropriate curricular and pedagogical practices, and thus becomes of crucial and current importance. In this sense, this study revolved around three integrated axes: Initial and continuous teacher training; Curriculum management of diversity; learning difficulties or disabilities. The key issue addresses how diversities were managed by 2nd cycle of regular basic education teachers when faced with curriculum management for students with learning difficulties or disabilities. Our national research focused on the following objectives: - To characterize the study plans of the initial 2nd cycle of regular basic education teacher training courses delivered by public higher education institutions, regarding diversity management and Special Educational Needs (SEN); - To know the continuous teacher training offered to the different recruitment groups of the 2nd cycle of regular basic education, in the field of SEN; - To characterize the curricular and pedagogical practices of teachers of the 2nd cycle of regular basic education, aimed at SEN students; - To understand the perceptions of teachers of the 2nd cycle of regular basic education regarding their curricular and pedagogical practices aimed at SEN students; - To examine the perceptions of 2nd CEB teachers regarding their initial and continuous training paths as well as their training needs in this field. A mixed research methodology was used. Data collection techniques comprised semi-structured interviews (to 2nd cycle of regular basic education teachers; to initial training course coordinators; to directors of continuous training centres), closed-ended questionnaires (2nd cycle of regular basic education teachers), and document analysis (initial training study plans; continuous training plans; Educational Project, disciplinary planning, class plans, Technical-Pedagogical Report, Individual Educational Program. Data analysis techniques consisted of statistical analysis (descriptive and inferential) and content analysis. The results of the study point to an initial and continuous 2nd cycle of regular basic education teacher training, progressively oriented towards diversity management, although it is not yet fully generalized, by strengthening the insertion of curricular contents / continuous training in the context of learning difficulties or disabilities, increasingly translating into planning, teaching and evaluation practices. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74770 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Helena Natalia Pereira Ines.pdf | 11,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons