Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7530
Título: | Estudo da construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso da grelha de repertório |
Autor(es): | Silva, Ana Daniela Taveira, Maria do Céu |
Palavras-chave: | Grelha de repertório Ensino Superior Construção da carreira Desenvolvimento da carreira |
Data: | 2006 |
Citação: | SIMPÓSIO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA, 6, Évora, Portugal, 2006 – “Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”. [Évora : Associação Portuguesa de Psicologia, 2006]. |
Resumo(s): | Apresenta-se um estudo de avaliação dos processos de construção e desenvolvimento de carreira de 118 estudantes finalistas da Universidade do Minho (Midade=23,38; DPidade = 4,02), a frequentar, pela primeira vez, o último ano da sua licenciatura, no ano de 2005-2006. Para tal, além da recolha de dados de identificação sócio-demográfica e de projecção na carreira, foi utilizado um inventário, para avaliar os modos de construção de identidade de carreira (DISI-O; Dellas & Jernigan, 1981) e a técnica da Grelha de Repertório (Kelly, 1955), para avaliar a relação estabelecida pelos estudantes entre constructos, aspectos identitários e figuras determinantes da construção da sua identidade e, ainda, percursos de carreira (GRC, Silva et al., 2005). Discutem-se os índices gerais do material obtido com a GRC, exemplificando-se com um caso tipo. Este estudo é parte integrante de uma investigação mais alargada sobre disparidades associadas ao género na construção da carreira no ensino superior. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7530 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
texto Evora 29.9.2006.pdf | 68,08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |