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https://hdl.handle.net/1822/75470
Título: | (Re)construção do currículo e a empregabilidade no Brasil |
Outro(s) título(s): | (Re)construction of curriculum and employability in Brazil |
Autor(es): | Arruda, Geyza D'Ávila |
Orientador(es): | Pacheco, José Augusto Gomes, Alfredo Macedo |
Palavras-chave: | Competências Currículo Curso de Administração Empregabilidade Skills Curriculum Administration Course Employability |
Data: | 5-Nov-2021 |
Resumo(s): | Partindo da problemática entre formação acadêmica e inserção no mercado de trabalho, materializada
na educação por competências e na possibilidade de esta ser vetor de empregabilidade, o projeto de
tese intitulado (Re)construção do currículo e a empregabilidade no Brasil, em ciências da educação,
especialidade de Desenvolvimento Curricular, da Universidade do Minho, tem como proposta a
investigação para identificar as possibilidades e os limites do currículo como veículo de formação da
empregabilidade no curso de graduação em Administração, no Brasil. A revisão da literatura incide em
termos-chave como mercado, mercado de trabalho, empregabilidade, competências, educação
superior e currículo, cujo desenvolvimento é realizado a partir de uma abordagem interdisciplinar.
Especificamente sobre currículo, o trabalho se debruça sobre as concepções presentes na literatura
contemporânea, considerando a relação entre currículo, formação acadêmica e mercado, além de
considerar o caráter das determinações estatais sobre currículo como política pública de regulação da
educação superior. A metodologia é de natureza qualitativa e quantitativa. Em relação ao paradigma
qualitativo, buscou-se, na análise dos dados, uma aproximação das técnicas de análise crítica do
discurso e da análise de conteúdo, com destaque para a análise documental, a partir de um corpus
documental extraídos da organização curricular de um curso de ensino superior no Brasil. Em nexo ao
paradigma quantitativo, foram aplicados métodos de estatística descritiva para organizar, resumir e
descrever os aspectos importantes do conjunto de dados coletados, por meio de médias e indicadores
de proporcionalidade. As entrevistas estruturadas foram realizadas com 3 gestores acadêmicos, 3
sujeitos de agências integradoras, 6 sujeitos do âmbito mercado e de questionário aplicado a 155
alunos do Curso de Administração, assim como, ao nível das técnicas de análise de resultados. O
estudo empírico realizado considera sujeitos vinculados à academia e ao mercado, incluído a análise
das possibilidades de organizar, numa instituição de ensino superior, um currículo baseado em
competências direcionadas com a empregabilidade. Como principais conclusões destacam-se: a
polissemia do conceito de competência, implicando em dificuldade de sua delimitação teórica; a
possibilidade potencial do currículo ser um transmissor de empregabilidade; a assimetria da relação
entre mercado e educação em termos de autonomia, indicando o predomínio do primeiro em relação
ao segundo; desafios para a efetivação de uma prática pedagógica, visando a formação baseada em
competências no ensino superior. O trabalho aponta, ainda, pistas para ações institucionais na
perspectiva de reformas amplas, com total integração do corpo docente, tanto nas diretrizes
curriculares, quanto na prática pedagógica das unidades curriculares no curso de Administração. Starting from the problem between academic training and insertion in the labor market, materialized in education by competences and in the possibility of this being a vector of employability, the thesis project entitled (Re)construction of the curriculum and employability in Brazil, in educational sciences, specialty Curriculum Development, from the Universidade do Minho, proposes research to identify the possibilities and limits of the curriculum as a vehicle for training employability in the Course of Graduation in Administration in Brazil. The literature review focuses on key terms such as the market, the labor market, employability, skills, higher education and curriculum, whose development is carried out from an interdisciplinary approach. Specifically on curriculum, the work focuses on the concepts present in contemporary literature, considering the relationship between curriculum, academic training and the market, in addition to considering the character of state determinations on curriculum as a public policy for the regulation of higher education. The methodology is of a qualitative and quantitative nature. In relation to the qualitative paradigm, we sought, in the data analysis, an approximation of the techniques of critical discourse analysis and content analysis, with emphasis on documentary analysis, based on a documentary corpus extracted from the curricular organization of a higher education course in Brazil. Regarding the quantitative paradigm, descriptive statistics methods were applied to organize, summarize and describe the important aspects of the collected data set, by means of means and indicators of ownership. The structured interviews were conducted with 3 academic managers, 3 subjects from integrating agencies, 6 subjects from the market and survey applied to 155 students of the Administration Course, as well as, at the level of results analysis techniques, for content analysis. The empirical study carried out considers subjects linked to the academy and the market, including the analysis of the possibilities of organizing, in a higher education institution, a curriculum based on competences directed towards employability. The main conclusions stand out: the polysemy of the concept of competence, implying difficulties in its theoretical delimitation; the potential possibility of the curriculum being a transmitter of employability; the asymmetry of the relationship between the market and education in terms of autonomy, indicating the predominance of the first in relation to the second; challenges for the implementation of a pedagogical practice aimed at training based on competences in higher education. The work also points out clues for institutional actions in the perspective of comprehensive reforms, with full integration of the teaching staff, both in the curricular guidelines, as well as in the pedagogical practice of the curricular units in the Administration course. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75470 |
Acesso: | Acesso aberto |
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