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https://hdl.handle.net/1822/75611
Título: | When less becomes more: motivations, meanings and outcomes of voluntary simplicity adoption |
Autor(es): | Nicolau, Raquel Rebouças Almeida |
Orientador(es): | Soares, Ana Maria |
Palavras-chave: | Voluntary simplicity Conscious consumer Consumption reduction Adoption process Drivers Beginner voluntary simplifiers Simplicidade voluntária Consumidor consciente Redução de consumo Processo de adoção Motivações Simplificadores voluntários iniciantes |
Data: | 7-Set-2021 |
Resumo(s): | Problems related to high materialism and unsustainable consumption are widespread globally
nowadays. The consequences of this type of consumer behaviour pose challenges to environmental
questions and social issues, such as the increase of social inequality, growth of global warming and
scarcity of natural resources.
Some consumer groups voluntarily reduce consumption and reflect critically about their daily choices
in order to ensure to a better quality of life for themselves and others. Voluntary simplicity is a lifestyle
focused on seeking a simple life by reducing consumption and other social and environmental
practices. This group has different degrees of engagement with most of them being in transformation,
adopting some lifestyle practices and not others.
The current thesis is about consumers who are taking steps of voluntary life simplification. It tries to
understand values, motivations, meanings and marketing outcomes, to better understand the
process of change and the effects of this consumption lifestyle adoption. Three different studies
involving in-depth interviews, focus group, and netnographic analysis of over 22 thousand online
comments were carried out exploring voluntary simplicity adoption.
The studies uncovered critical incidents that motivate lifestyle adoption and several aspects around
VS first engagement levels organized into thematic networks. The results include recurrent
discussions of VS definitions. We also found three main drivers, as critical factors to accomplishing
a simple life. A map of practices was organised listing related products, services, and general
preferences of this group regarding simplification. Finally, we discuss the VS adoption's buying
decision process.
Research about this conscious and low materialistic lifestyle of consumption can provide in-depth
knowledge about how and why consumers become interested and engage in voluntary simplicity, as
well as useful guidelines for initiatives that encourage more responsible and ethical actions. Problemas associados aos altos índices de materialismo e ao consumo irresponsável possuem amplitude global na atualidade. As consequências desse tipo de comportamento de consumo geram desafios ambientais e sociais, como o aumento da desigualdade social, aquecimento global e escassez de recursos naturais. Alguns grupos de consumidores voluntariamente reduzem o consumo e refletem criticamente sobre escolhas cotidianas visando melhor qualidade de vida para si e para outros. Simplicidade Voluntária é um estilo de vida focado na busca de uma vida simples através da redução do consumo e de outras práticas sociais e ambientais. Esse grupo apresenta diferentes níveis de envolvimento, dentre os quais a maioria está em processo de transição, adotando algumas práticas do estilo de vida e outras não. A presente tese é sobre consumidores que estão voluntariamente dando passos em direção a uma vida simples. Este estudo busca entender valores, motivações, significados e consequências do marketing através do consumo, para entender melhor o processo de mudança e os efeitos da adoção desse estilo de vida. Três diferentes estudos foram desenvolvidos visando explorar a adoção do estilo de vida simples envolvendo entrevistas, grupo focal e uma análise netnográfica de cerca de 22 mil comentários online. Os estudos reuniram incidentes críticos que motivaram a adoção do estilo de vida e diversos aspectos em torno dos primeiros níveis de engajamento em uma vida simples. Os resultados incluem discussões sobre definições de simplicidade voluntária. Também identificamos três direcionadores centrais, como fatores críticos para uma vida simples. Um mapa de práticas foi organizado listando produtos, serviços e preferências relacionadas a este grupo de consumidores. Finalmente, discutimos o processo de decisão de compra sobre adoção do estilo de vida simples. A pesquisa sobre esse estilo de vida consciente e pouco materialista pode resultar em um conhecimento aprofundado sobre como e por que os consumidores se interessam e se engajam na simplicidade voluntária, assim como apresentar aspectos úteis para guiar iniciativas que encorajem ações responsáveis e éticas envolvendo o consumo. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Doctoral Programme in Marketing and Strategy |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75611 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | EEG - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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