Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75648

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, José António Brandãopor
dc.contributor.authorTachiua, Brain Danielpor
dc.date.accessioned2022-01-25T12:16:02Z-
dc.date.available2022-01-25T12:16:02Z-
dc.date.issued2021-07-06-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/75648-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Literacias e Ensino do Português)por
dc.description.abstractO Sistema Nacional de Educação de Moçambique valoriza a questão da leitura, como se comprova nos programas de Língua Portuguesa do Ensino Secundário. Estes programas consideram a leitura como um requisito para uma cidadania ativa e a participação em diferentes contextos sociais. A leitura também é considerada uma ferramenta importante para o sucesso escolar. Esta tese pretende descrever práticas de ensino da leitura no Ensino Secundário em Moçambique, bem como as conceções sobre leitura e os hábitos de leitura dos alunos e professores. Baseia-se na observação de aulas de Língua Portuguesa, na análise de livros didáticos e em questionários dirigidos a professores e alunos do 11º e 12º anos de duas escolas das regiões de Quelimane e Nicoadala. Utilizando um método misto (qualitativo e quantitativo), a tese discute os conceitos de leitura, enfatizando a importância da leitura nas sociedades atuais, e caracteriza, a partir daí, as práticas de ensino da leitura em Moçambique. As conclusões mais importantes são as seguintes: em contexto de sala de aula, os professores selecionam textos de livros didáticos e desenvolvem práticas de ensino muito tradicionais, levando pouco em consideração as necessidades, dificuldades e interesses dos alunos. Os alunos, em geral, não possuem hábitos de leitura, embora reconheçam a importância da mesma; acedem à internet de forma limitada, para obter diferentes tipos de informação e para realizar trabalhos escolares. Tendo essas conclusões em mente, os professores devem ser mais criativos em suas práticas de ensino de leitura e na seleção de textos para suas aulas, não se baseando apenas nos livros didáticos. Os responsáveis da área de educação em Moçambique devem criar condições para o acesso gratuito à internet nas escolas, potenciando o acesso a bibliotecas virtuais e à informação por parte de alunos e professores.por
dc.description.abstractThe Mozambican National System of Education values reading issues, a fact that is in evidence in the Portuguese Language syllabi of Secondary Education. These syllabi consider reading as a requisite for active citizenship and the participation in different social contexts. Reading is also considered as an important tool for achieving school success. This thesis intends to comprehend the problems that affect the teaching of reading in secondary education in Mozambique and is based on the observation of Portuguese Language classes, on the analysis of textbooks and on questionnaires addressed to teachers and 11th and 12th grade students of two schools in the regions of Quelimane and Nicoadala. Using a mixed-up method (qualitative and quantitative) the thesis discusses the concepts of reading, emphasizing the importance of reading in current societies, and describes reading and reading teaching practices in Mozambique. The conclusions are the following: in classroom contexts, teachers select texts from textbooks and develop very traditional teaching practices, taking little account of students’ needs, difficulties and interests. Students, in general, do not have reading habits, although they recognise the importance of reading; they have limited access to the internet, using it to get different kinds of information, and for school purposes. Bearing these conclusions in mind, teachers should be more creative in their teaching reading practices and the selection of texts for their lessons, not only relying on textsbooks. Stakeholders of the area of education in Mozambique should create conditions for free internet access in schools, enhancing the access to virtual libraries of students and teachers.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEnsino da leiturapor
dc.subjectEnsino Secundário Geral de Moçambiquepor
dc.subjectPráticas de leiturapor
dc.subjectReading practicespor
dc.subjectSecondary School in Mozambiquepor
dc.subjectTeaching of readingpor
dc.titlePráticas de ensino da leitura no ensino secundário geral em Moçambique: perspetivas de alunos e professorespor
dc.title.alternativeReading teaching practices in general secondary education in Mozambique: perspectives of students and teacherspor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101561687por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeMuito bompor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese+reformulada_Brain+Daniel+Tachiua.pdf2,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID