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TítuloTotal Cost of Ownership: Estudo do impacto dos custos de nomeação de novos fornecedores na Bosch Car Multimedia Portugal S.A.
Autor(es)Rodrigues, Jéssica Marina da Silva
Orientador(es)Afonso, Paulo
Palavras-chaveSeleção de fornecedores
Compras estratégicas
Custo Total de Propriedade
Custos de nomeação
Processo de sourcing
Selection of suppliers
Strategic purchasing
Total Cost of Ownership
Nomination costs
Sourcing process
Data2018
Resumo(s)Atualmente, na maioria das organizações, os custos com materiais e serviços adquiridos ultrapassam consideravelmente os custos de produção internos. Assim, a seleção de fornecedores adequados às necessidades e requisitos impostos pelas empresas e que contribuam para manter os níveis de competitividade das mesmas, afigura-se um processo fundamental em organizações modernas inseridas em cadeias de fornecimento integradas e interdependentes. As empresas tendem, por diversas razões, nomeadamente para uma melhor gestão do risco, a estabelecer relações privilegiadas e de longo prazo com um conjunto de fornecedores o que resulta em diversas vantagens relevantes, mas também impede, muitas vezes, de se reconhecer oportunidades de redução de custos que novos fornecedores poderão trazer à organização. Este projeto de investigação teve como objetivo principal estudar o processo de sourcing na empresa Bosch Car Multimedia Portugal S.A., quando existe a possibilidade de considerar-se um novo fornecedor. Nestes casos, é particularmente relevante analisar-se os indutores de custo associados aos custos de nomeação de novos fornecedores, o que poderá ser feito através da metodologia Total Cost of Ownership (TCO). Foram analisadas duas situações, nas quais os novos fornecedores apresentavam preços unitários competitivos em relação aos fornecedores preferenciais da empresa e estudaram-se os custos de nomeação e as questões associadas à introdução desses novos fornecedores na pirâmide da Bosch Car Multimedia Portugal S.A. Nos casos estudados foi possível concluir que os novos fornecedores continuavam a ser economicamente mais vantajosos, mesmo considerando-se os custos de nomeação associados. Porém, interessa particularmente analisar a sensibilidade do TCO aos custos de nomeação, as condições de sucesso na nomeação de um novo fornecedor e os riscos associados. Estes aspetos, de natureza económica, mas também estratégica, foram igualmente discutidos. Constatou-se também que a estrutura formal e os procedimentos rigorosos subjacentes ao TCO, paradoxal e simultaneamente, tornam possível e limitam a sua aplicação na prática.
Currently, in most organizations, the cost of purchased materials and services far exceeds internal production costs. Thus, selecting suppliers that are appropriate to the needs and requirements imposed by companies and which help maintain their competitiveness levels is a fundamental process in modern organizations embedded in integrated and interdependent supply chains. For a variety of reasons and, in particular, for better risk management, firms tend to establish long-term and privileged relationships with a range of suppliers, which results in a number of relevant advantages, but also hinders, many times, cost reduction opportunities that new suppliers could bring to the organization. This research project had as main objective to study the process of sourcing in the company Bosch Car Multimedia Portugal S.A., when it is possible to consider a new supplier. In these cases, it is particularly relevant to analyze the cost inducers associated with the costs of nominating new suppliers, which can be done through the Total Cost of Ownership (TCO) methodology. Two situations were analyzed in which the new suppliers presented competitive unit prices in relation to the company's preferred suppliers and the nomination costs and issues related to the introduction of these new suppliers in the pyramid of Bosch Car Multimedia Portugal SA were studied. In the cases studied it was possible to conclude that new suppliers continued to be economically more advantageous, even considering the associated costs of nomination. However, it is particularly important to analyze the sensitivity of the TCO to the nomination costs, the success conditions in nominate a new supplier and the associated risks. These aspects, both economic and strategic, were also discussed. It was also found that the formal structure and rigorous procedures underlying the TCO, paradoxically and simultaneously, make it possible and limit its application in practice.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75902
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Jessica Marina da Silva Rodrigues.pdf
Acesso restrito!
Dissertação de mestrado2,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

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