Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/75990

TitleComunicar para ser socialmente responsável: o papel da comunicação no cumprimento da missão social das universidades públicas portuguesas
Other titlesCommunicating to be socially responsible: the role of communication in the fulfilment of the social mission of public Portuguese universities
Author(s)Silva, Sónia Cristina Melo
Advisor(s)Ruão, Teresa
Gonçalves, Gisela
KeywordsComunicação Organizacional e Estratégica
Missão Organizacional
Responsabilidade Social Organizacional
Universidades Públicas
Organizational and Strategic Communication
Organizational Mission
Organizational Social Responsibility
Public Universities
Issue date22-Jun-2020
Abstract(s)Desde sempre ligado à produção e à difusão de conhecimento e estreitamente comprometido com o progresso das comunidades, o setor do ensino superior sentiu, com a entrada do novo milénio, a aproximação de um conjunto de circunstâncias que veio enfatizar o seu lugar enquanto agente de desenvolvimento social, económico, cultural e ambiental das comunidades. As expectativas face ao papel das instituições de ensino superior, principalmente das universidades públicas, nunca, como agora, foram tão elevadas e as suas circunstâncias de atuação nunca foram tão desafiantes. Numa conjuntura em que se nota a concorrência no ensino, a redução dos apoios do estado, a necessidade de financiamento externo, o apelo ao empreendedorismo académico e a exigência de uma atitude ética e transparente, as competências de comunicação saem valorizadas, cabendo-lhes fomentar o cumprimento da missão das universidades, a qual parece depender da interação constante com os públicos institucionais, que são cada vez mais diversos e mais exigentes. É nesta relação que subscrevemos a nossa investigação, a qual procura desmistificar a relação entre os fenómenos da comunicação e da responsabilidade social nas organizações, a partir de um estudo empírico aplicado a quatro universidades públicas portuguesas: a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho e a Universidade do Porto. Utilizando o estudo de caso múltiplo como método de pesquisa, procurámos observar dois fenómenos: 1) a evolução da missão social das universidades públicas portuguesas; 2) e o papel da comunicação organizacional e estratégica no cumprimento dessa missão. Com base neste estudo empírico e nas informações recolhidas na literatura de especialidade traçámos a evolução da missão das universidades, desde a sua fundação até à atualidade, e concluímos que o compromisso social é inerente à sua fundação e, por isso, está ancorado nos seus traços identitários e culturais. Percebemos também que, no momento atual, no qual as exigências sociais são crescentes e desafiantes, a comunicação organizacional e estratégica é um pilar fundacional que ajuda as universidades na concretização do seu papel enquanto instituições de referência no progresso social, económico, cultural e ambiental das comunidades e do país.
The higher education sector, always linked to the production and diffusion of knowledge and closely committed to the progress of communities, felt, particularly with the arrival of the new millennium, the impendance of a set of circumstances that emphasized its place as an agent of social, economic, cultural and environmental development of communities. Expectations for the role of higher education institutions, especially public universities, have never been higher and their acting circumstances have never been so challenging. In an environment where the competition in education stands out, the reduced of state support, the need for external funding, the need to appeal to academic entrepreneurship and the demand for an ethical and transparent attitude, communication skills are valued as they assume the role of fostering the fulfillment of the mission of universities, which seems to depend on the constant interaction with the increasingly diverse and demanding institutional audiences. It is in this relationship that we subscribe our research, which seeks to demystify the relationship between the phenomena of communication and social responsibility in organizations, by means of an empirical study applied to the context of four Portuguese public universities: the University of Beira Interior, the University of Lisboa, the University of Minho and the University of Porto. Using the multiple case study as a research method, we sought to observe two phenomena: 1) the social mission of the Portuguese public universities, and 2) the role of organizational and strategic communication in fulfilling this mission. Based on this empirical study and the information gathered in the specialized literature, we trace the evolution of the mission of universities, from their foundation to the present, and conclude that their social role is linked to their foundation and, therefore, anchored in their identity and cultural traits. We also realize that, at a time when social demands are growing and challenging, organizational and strategic communication is a tool that helps universities realize their role as leading institutions in the social, economic, cultural and environmental progress of communities and the country.
TypeDoctoral thesis
DescriptionPrograma Doutoral em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade, em associação com as seguintes universidades: Universidade do Minho, ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa, Universidade da Beira Interior e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75990
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

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