Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76091
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Batista, João | por |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Miguel M. | por |
dc.contributor.author | Gouveia, Vera Melissa Santos | por |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T16:24:30Z | - |
dc.date.available | 2022-02-21T16:24:30Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/76091 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia | por |
dc.description.abstract | Introdução: As intervenções baseadas na escrita têm sido associadas a benefícios na saúde física e psicológica, utilizando tópicos de escrita focados em experiências negativas, positivas e/ou na combinação das duas. O presente estudo testou o efeito de um programa de escrita combinada no bem-estar e sofrimento psicológico de estudantes universitários. Pretendeu-se igualmente estudar o impacto do programa na ruminação e a sua associação às tarefas de escrita. Método: O programa realizou-se em formato online. A amostra foi constituída por 159 estudantes universitários, distribuídos aleatoriamente por duas condições: experimental e controlo (espera). Os participantes realizaram quatro tarefas de escrita, com a duração de 20 minutos em 4 dias consecutivos. A avaliação incluiu medidas de bem-estar e sofrimento psicológico em três momentos: pré-teste, pós-teste (1 semana) e follow up (2 semanas). A ruminação e o sofrimento psicológico foram avaliados após cada tarefa. Resultados: O programa não teve impacto pré/pós teste nas medidas de sintomas, mas demonstrou eficácia na redução da ruminação, do afeto negativo (pré/pós teste) e do sofrimento psicológico durante a escrita. Conclusões: Embora o programa não tenha tido impacto na sintomatologia depressiva e ansiosa, a diminuição da ruminação pode contribuir para a prevenção de perturbações depressivas e/ou de ansiedade. | por |
dc.description.abstract | Introduction: Writing based interventions have been associated with benefits in physical and psychological health, using writing topics focused on negative, positive experiences and / or combining both. The present study tested the effect of a combined writing program on the well-being and psychological distress of university students. It was also intended to study the impact of the program on rumination and its association with writing. Method: The program was online. 159 university students were randomly assigned into two conditions: experimental and control (waiting list). Participants performed four writing tasks with a duration of 20 minutes along 4 consecutive days. The assessment included measures of well-being and psychological distress in three moments: pre-test, post-test (1 week) and follow-up (2 weeks). Rumination and psychological distress were assessed after each writing task. Results: The program had no impact on the pre/post-test symptom measures, but proved effective in reducing rumination, negative affect (pre/post-test) and psychological distress during the writing period. Conclusions: Although the program had no impact on depressive and anxiety symptoms, the decrease in rumination can contribute to the prevention of anxiety and/or depressive disorders. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Escrita expressiva | por |
dc.subject | Escrita combinada | por |
dc.subject | Estudantes universitários | por |
dc.subject | Ruminação | por |
dc.subject | Expressive writing | por |
dc.subject | Combined writing | por |
dc.subject | University students | por |
dc.subject | Rumination | por |
dc.title | O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação | por |
dc.title.alternative | The impact of combined writing in university students: the role of rumination | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202748626 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Psicologia | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Vera+Gouveia.pdf | 605,17 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons