Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76091

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBatista, Joãopor
dc.contributor.advisorGonçalves, Miguel M.por
dc.contributor.authorGouveia, Vera Melissa Santospor
dc.date.accessioned2022-02-21T16:24:30Z-
dc.date.available2022-02-21T16:24:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76091-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractIntrodução: As intervenções baseadas na escrita têm sido associadas a benefícios na saúde física e psicológica, utilizando tópicos de escrita focados em experiências negativas, positivas e/ou na combinação das duas. O presente estudo testou o efeito de um programa de escrita combinada no bem-estar e sofrimento psicológico de estudantes universitários. Pretendeu-se igualmente estudar o impacto do programa na ruminação e a sua associação às tarefas de escrita. Método: O programa realizou-se em formato online. A amostra foi constituída por 159 estudantes universitários, distribuídos aleatoriamente por duas condições: experimental e controlo (espera). Os participantes realizaram quatro tarefas de escrita, com a duração de 20 minutos em 4 dias consecutivos. A avaliação incluiu medidas de bem-estar e sofrimento psicológico em três momentos: pré-teste, pós-teste (1 semana) e follow up (2 semanas). A ruminação e o sofrimento psicológico foram avaliados após cada tarefa. Resultados: O programa não teve impacto pré/pós teste nas medidas de sintomas, mas demonstrou eficácia na redução da ruminação, do afeto negativo (pré/pós teste) e do sofrimento psicológico durante a escrita. Conclusões: Embora o programa não tenha tido impacto na sintomatologia depressiva e ansiosa, a diminuição da ruminação pode contribuir para a prevenção de perturbações depressivas e/ou de ansiedade.por
dc.description.abstractIntroduction: Writing based interventions have been associated with benefits in physical and psychological health, using writing topics focused on negative, positive experiences and / or combining both. The present study tested the effect of a combined writing program on the well-being and psychological distress of university students. It was also intended to study the impact of the program on rumination and its association with writing. Method: The program was online. 159 university students were randomly assigned into two conditions: experimental and control (waiting list). Participants performed four writing tasks with a duration of 20 minutes along 4 consecutive days. The assessment included measures of well-being and psychological distress in three moments: pre-test, post-test (1 week) and follow-up (2 weeks). Rumination and psychological distress were assessed after each writing task. Results: The program had no impact on the pre/post-test symptom measures, but proved effective in reducing rumination, negative affect (pre/post-test) and psychological distress during the writing period. Conclusions: Although the program had no impact on depressive and anxiety symptoms, the decrease in rumination can contribute to the prevention of anxiety and/or depressive disorders.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEscrita expressivapor
dc.subjectEscrita combinadapor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectRuminaçãopor
dc.subjectExpressive writingpor
dc.subjectCombined writingpor
dc.subjectUniversity studentspor
dc.subjectRuminationpor
dc.titleO impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminaçãopor
dc.title.alternativeThe impact of combined writing in university students: the role of ruminationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202748626por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Vera+Gouveia.pdf605,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID