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dc.contributor.advisorAfonso, Paulopor
dc.contributor.authorBarbosa, Catarina Coelhopor
dc.date.accessioned2022-02-22T16:25:57Z-
dc.date.available2022-02-22T16:25:57Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76136-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação)por
dc.description.abstractA introdução do e-commerce nos últimos anos veio transformar por completo os modelos de negócio de muitas organizações na indústria da moda. A combinação dos canais online e físico no negócio das empresas de moda, contribuirá para a eficácia de modelos de negócio flexíveis e dinâmicos no contexto do e-commerce. Deste modo, foram então exploradas duas questões centrais de investigação: 1) Qual o papel do Relacionamento com os Clientes e dos Canais de negócio no modelo de negócio destas empresas? e 2) Como é que as organizações fazem a gestão dos seus canais online suportados em lojas físicas?. Para o efeito, estudaram-se duas organizações distintas com elevado sucesso, a Parfois e a Farfetch, caracterizadas por modelos de negócio distintos, baseados nas lojas físicas e no online, respetivamente. Foi realizada uma análise documental, que permitiu conhecer melhor cada empresa. Após esta análise, foram realizadas ao staff de ambas empresas, uma entrevista e um grupo de foco, que possibilitaram a perceção da sua realidade, evolução e projeções futuras. Concluiu-se que, ambos os modelos de negócio criam valor para os seus consumidores. No entanto, estes têm que estar em constante atualização, perante as evoluções tecnológicas, ambientais e informáticas. Por isso, é essencial a criação de valor através das sinergias entre os canais online e físico, e entre as estratégias de Relacionamento com os Clientes e os Canais utilizados. Enquanto que a Farfetch criou tecnologias inovadoras que facilitam as vendas em lojas físicas, e alterou o ceticismo de várias marcas de renome limitadas a um modelo de negócio tradicional; a Parfois demonstrou como é que uma marca, com uma presença bastante solidificada no mercado físico, se deve posicionar perante esta nova era de consumidores. As empresas estudadas partiram de modelos de negócio diferentes, mas ambas caminham para a combinação dos canais online e físico, com a predominância de um destes dependendo do modelo de negócio.por
dc.description.abstractThe introduction of e-commerce in recent years, has completely transformed business models of many companies in the fashion industry. The combination of online and physical channels in the business of fashion companies will contribute to the effectiveness of flexible and dynamic business models, in the context of e-commerce. Thus, two central questions were elaborated: 1) What is the role of Relationship with Customers and business Channels in the business model of these companies? and 2) How do organizations manage their online channels supported in physical stores?. For the manner, two distinct organizations with high accomplishments were studied, Parfois and Farfetch, characterized by distinct business models, based on physical and online stores, respectively. In this way, a documentary analysis was carried out, which made it possible to get to know each company better. After this analysis, an interview and a focus group were made to the staff of both companies, which enabled the perception of the reality, evolution and future projections. It is concluded, that both business models create value for their consumers. However, they must be constantly updated, regarding technological, environmental and informational developments. For this reason, it is essential to create value through synergies between online and physical channels, in which the importance of the Relationship with Customers strategies and Channels used. While Farfetch created innovative technologies that facilitate sales in physical stores, and changed the skepticism of several well-known brands limited to a traditional business model; Parfois demonstrated how a brand, with a very solid presence in the physical market, should position itself in this new era of consumers. The companies studied started with different business models, but both are moving towards a combination of online and physical channels, with the predominance of one of these depending on the business model.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectBusiness Model Canvaspor
dc.subjectCanaispor
dc.subjectE-commercepor
dc.subjectModelos de negóciopor
dc.subjectRelacionamento com os clientespor
dc.subjectBusiness modelspor
dc.subjectChannelspor
dc.subjectRelationship with customerspor
dc.titleModelos de negócio na indústria da moda no contexto do e-commerce: estudo dos casos Farfetch e Parfoispor
dc.title.alternativeBusiness models in the fashion industry in the context of e-commerce: study of the Farfetch and Parfois Casespor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202775763por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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