Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76546

TítuloA inteligência emocional e o impacto da pandemia por COVID-19 nos profissionais farmacêuticos: um estudo exploratório
Outro(s) título(s)Emotional intelligence and the impact of the COVID-19 Pandemic on pharmacists: an exploratory study
Autor(es)Rodrigues, Catarina Brás
Orientador(es)Ribeiro, José João Correia Leite
Palavras-chaveCOVID-19
Gestão de recursos humanos
Inteligência emocional
Profissionais farmacêuticos
Emotional intelligence
Human resources management
Pharmaceutical professionals
Data2021
Resumo(s)A Inteligência Emocional trata-se de um conceito, quem tem vindo a ser investigado por diversos autores, ao longo dos anos. Entendida com sendo cada vez mais importante, a todos os níveis da vida do ser humano, acaba por ter um impacto ainda maior na pandemia por Covid-19 que, atualmente, atravessamos. Desta forma, a pertinência deste estudo recai, precisamente, em compreender qual o impacto da pandemia por Covid-19 nos profissionais farmacêuticos e, em que medida, a inteligência emocional é importante para a gestão e adaptação a esta nova realidade. Para dar sentido e consistência ao presente trabalho, foram estabelecidas as seguintes questões de partida: 1) Como é que as farmácias comunitárias procuraram agilizar o seu modo de funcionamento, desde o início da situação de pandemia por Covid-19, para um melhor ajuste e gestão da mudança? 2) De que modo é que a comunicação pode ser um determinante influenciador da confiança e como é que a liderança auxilia este processo, no contexto das farmácias? 3) De que forma é que as competências da Inteligência Emocional são preponderantes, no ponto de vista dos profissionais farmacêuticos, aquando do confronto com uma realidade atípica, como a atual? Neste sentido, o posicionamento metodológico adotado no presente estudo é referente ao qualitativo/interpretativo/fenomenológico, o método de recolha de dados são entrevistas semiestruturas, elaboradas num guião assente nos conteúdos referidos na revisão da literatura e a análise dos dados será feita através do método de análise de conteúdo. A população a quem se destina a investigação são os profissionais farmacêuticos, pertencentes a 4 farmácias comunitárias do Distrito e Concelho de Braga, contando com um total de 15 integrantes no estudo. O presente estudo, tem ainda como objetivo perceber em que medida é que a comunicação é um fator influenciador da confiança, assim como perceber o papel da liderança na ligação entre estas duas variáveis. Contudo, denote-se que ainda há um longo caminho a percorrer e que ainda há muita coisa a ser melhorada, aprendida e que a inteligência emocional tem e continuará a ter um importante papel, aquando do confronto com realidades como esta.
Emotional Intelligence is a concept, which has been investigated by several authors over the past years. Understood as being increasingly important, at all levels of human life, it ends up having an even greater impact on the pandemic by Covid-19 that we are currently experiencing. Thus, the relevance of this study lies precisely in understanding the impact of the pandemic by Covid-19 in pharmaceutical professionals and, to what extent, emotional intelligence is important for the management and adaptation to this new reality. To give meaning and consistency to the present work, the following starting questions were established: 1) How community pharmacies have sought to speed up their way of working, since the beginning of the pandemic by Covid-19, for better adjustment and change management? 2) How can communication be a determinant of trust and how does leadership assist this process in the context of pharmacies? 3) How are emotional intelligence skills predominant, from the point of view of pharmaceutical professionals, when confronting an atypical reality, such as the current one? In this sense, the methodological positioning adopted in the present study refers to qualitative/interpretative/phenomenological, the method of data collection are semi-structured interviews, drawn up in a script based on the contents of the literature review and data analysis will be done using the content analysis method. The population for which the research is intended are pharmaceutical professionals belonging to 4 Community pharmacies of the District and Municipality of Braga, with a total of 15 members in the study. The present study also aims to understand the extent to which communication is an influencing factor of trust as well as understanding the role of leadership in the connection between these two variables. However, it should be noted that there is still a long way to go and that there is still much to be improved, learned and that emotional intelligence has and it will continue to play an important role when confronting realities like this.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76546
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Dissertação_Catarina+Brás+Rodrigues.pdf2,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

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