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dc.contributor.authorGrossegesse, Orlandopor
dc.date.accessioned2022-03-23T17:55:55Z-
dc.date.available2022-03-23T17:55:55Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationGrossegesse, O. (2009). Torga em Saramago: dos Poemas Ibéricos à Jangada de Pedra. Veredas: Revista Da Associação Internacional De Lusitanistas, (11), 109-130. Recuperado de https://revistaveredas.org/index.php/ver/article/view/113por
dc.identifier.issn0874-5102por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76649-
dc.description.abstractA vida cultural e a crítica evitam uma comparação entre Torga e Saramago apesar de chamar ambos ‘telúricos’ e ‘ibéricos’. O próprio Saramago fala quase nunca de Torga. No entanto, comprova-se uma relação de recepção produtiva a partir d’ Os Poemas Possíveis (1966) que glosam Poemas Ibéricos (versão definitiva em 1965). A «lição de coragem mental» de Unamuno bem como a ‘lição’ do próprio Torga ao publicar o Quarto Dia da Criação do Mundo (1939- 40) revelam-se de maior importância para a génese do escritor Saramago em Manual de Pintura e Caligrafia (1977), com reflexos em O ano da morte de Ricardo Reis (1984). Saramago quer inscrever o seu testemunho (vida e obra) na memória da inconformidade com os regimes de Franco e Salazar, tal como o fez Torga. A aproximação do perfil torguiano culmina n’ A Jangada de Pedra (1986), nomeadamente no ‘Adão ibérico’ Pedro Orce que sente tremer o chão peninsular debaixo dos pés.por
dc.description.abstractPortuguese cultural expression and literary criticism avoid any comparison between Torga and Saramago, despite both being labeled as telluric and Iberian writers. Although Saramago himself rarely mentions Torga, there is clear evidence in his Poemas Possíveis (1966) of productive reception on Torga’s Poemas Ibéricos (complete version, ed. 1965). Unamuno’s «lesson of mental bravery» as well as Torga’s own ‘lesson’ given by writing and publishing his Quarto Dia da Criação do Mundo (1939-40) are most important for the emergence of Saramago as a non-conformist writer in Manual de Pintura e Caligrafia (1977), later echoing in his novel O ano da morte de Ricardo Reis (1984). Like Torga, the younger Saramago wishes to bear witness to his own opposition to Franco and Salazar. Saramago comes even closer to Torga’s telluric and Iberian profile in his novel A Jangada de Pedra (1986), above all via the old man who feels the tremor of the Iberian soil beneath his feet.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Internacional de Lusitanistas (AIL)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.titleTorga em Saramago: dos Poemas Ibéricos à Jangada de Pedrapor
dc.title.alternativeTorga in Saramago: from the Iberian Poems to the Stone Raftpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
sdum.journalVeredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanitaspor
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

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