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TítuloChildren's perceived impact of gamification elements on engagement in a self-regulation intervention for healthy eating
Outro(s) título(s)Impacto percebido de elementos de gamificação no envolvimento numa intervenção de autorregulação para a alimentação saudável em crianças
Autor(es)Oliveira, Hélder Manuel Faria
Orientador(es)Rosário, Pedro
Magalhães, Paula
Palavras-chaveChildren
Engagement
Gamification
Healthy Eating
Self-regulation
Story-tool intervention
Crianças
Envolvimento
Gamificação
Alimentação saudável
Autorregulação
Intervenção com ferramenta narrativa
Data2021
Resumo(s)Gamification, i.e. the implementation of game-like elements in non-game contexts, has been explored as a possibility to mitigate dropout and low engagement in interventions. Few studies have researched the role of individual gamification elements or their effectiveness in promoting engagement. The present study aims to address both by exploring children’s perceived impact of individual gamification elements on engagement in the context of an online self-regulation intervention for healthy eating. Children (N=26) were interviewed post-intervention with questions about how each game element contributed to their engagement with the intervention. Thematic analyses revealed six main themes (Narrative, Teams, Feedback, Points and Leaderboards, Rules, and Time Pressure). Findings suggest that every game element had an impact on participants’ engagement. Particularly, the narrative seemed to have been the most impactful one. To conclude, the gamification elements were key to create a game-like environment within the intervention and contributed to enhancing participants' engagement.
Gamificação, isto é, a implementação de elementos de jogo em contextos de não jogo, tem sido explorada como uma possível forma de mitigar o dropout e o baixo envolvimento em intervenções. Poucos estudos analisaram o papel de elementos de gamificação individuais ou a sua eficácia em promover o envolvimento. Este estudo tem como objetivo explorar o impacto percebido de elementos de gamificação no envolvimento, no contexto de uma intervenção online de promoção de uma alimentação saudável em crianças através da autorregulação. Crianças (N=26) foram entrevistas após a intervenção com perguntas sobre cada elemento de jogo e como cada um contribui para o seu envolvimento com a intervenção. A análise temática revelou seis temas principais (Narrativa, Equipas, Feedback, Pontos e Tabelas de classificação, Regras, e Pressão Temporal). Os resultados sugerem que todos os elementos tiveram um impacto no envolvimento dos participantes. Em particular, a narrativa pareceu ser o elemento mais impactante. Em conclusão, os elementos de gamificação criaram um ambiente de jogo que contribui para o elevado envolvimento dos participantes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76726
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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