Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76757

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Teresapor
dc.contributor.authorNeves, Martapor
dc.date.accessioned2022-04-04T12:41:50Z-
dc.date.available2022-04-04T12:41:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76757-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractA defining feature of environmental psychology has been the attention to the individuals’ relationships with their environments (Swim et al., 2009). Many children feel powerless and hopeless about influencing environmental issues (Ojala, 2015), thus it is important to build their sense of self-efficacy (belief that they can make a difference) and collective efficacy. The present study aims to explore psychometric properties and construct validity of the Ecological Identity Scale (EIS) (Walton & Jones, 2017) in a Portuguese sample of 526 individuals aged between 16 and 25 years old. This instrument is a succinct assessment measure of to what extent self and group ecological identity influence the likelihood of an individual to take (or not take) efforts to minimize the impact, they and others have on the environment. The Portuguese version (EIE) showed adequate reliability and the Confirmatory Factorial Analysis suggested the removal of 4 items, resulting in a 14 items scale. The lack of evidence for full scalar invariance across gender and age groups indicates that female and males (and adolescents and young adults) are not responding similarly to the items of the scale. Suggestions are made regarding the importance of extending research and further validation of the scale to ensure its proper application and the need to correlate this construct with other variables.por
dc.description.abstractUma característica definidora da psicologia ambiental tem sido a atenção às relações dos indivíduos com os seus ambientes (Swim et al., 2009). Muitas crianças sentem-se impotentes e sem esperança para influenciar as questões ambientais (Ojala, 2015), portanto, é importante construir o sentimento de autoeficácia (crença de que podem fazer a diferença) e eficácia coletiva nas mesmas. O presente estudo tem como objetivo explorar as propriedades psicométricas e a validade do construto da Escala de Identidade Ecológica (EIE) (Walton & Jones, 2017) numa amostra portuguesa de 526 indivíduos com idades entre os 16 e 25 anos. Este instrumento é uma medida de avaliação sucinta de até que ponto a identidade ecológica própria e de grupo influencia a probabilidade de um individuo fazer (ou não) esforços para minimizar o impacto que tem e outros/as têm sobre o meio ambiente. A versão em português apresentou confiabilidade adequada e a Análise Fatorial Confirmatória sugeriu a retirada de 4 itens, resultando numa escala de 14 itens. A falta de evidência de invariância escalar completa entre os grupos de género e idade indica que indivíduos do sexo feminino e masculino (e adolescentes e jovens adultos) não respondem de forma semelhante aos itens da escala. Sugestões são feitas relativamente à importância de ampliar a pesquisa e validação adicional contínua da escala para garantir a sua aplicação adequada e a necessidade de correlacionar este construto com outras variáveis.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectCentralitypor
dc.subjectDifferentiationpor
dc.subjectEcological identitypor
dc.subjectMeasurementpor
dc.subjectPro-environmental behaviorpor
dc.subjectSamenesspor
dc.subjectYouthpor
dc.subjectCentralidadepor
dc.subjectComportamento pró-ambientalpor
dc.subjectDiferenciaçãopor
dc.subjectIdentidade ecológicapor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectMediçãopor
dc.subjectSemelhançapor
dc.titlePsychometric properties of the portuguese version of Ecological Identity Scale (EIS): a study with youthpor
dc.title.alternativePropriedades psicométricas da versão portuguesa da Escala de Identidade Ecológica (EIE): um estudo com jovenspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202831337por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE+FINAL+MARTA+NEVES.pdf603,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID