Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76763
Título: | Brincar e aprender no jardim de infância: um estudo de caso |
Autor(es): | Torres, Thatiane da Silva |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Brincadeiras Crianças Infância Jogos Lúdico Games Kids Childhood Games Ludic |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Esse estudo que aqui se apresenta, teve como objetivo conhecer as perspectivas das crianças
e das educadoras sobre brincar e aprender no jardim de infância. Para tanto, a investigação
contou com uma metodologia qualitativa e um desenho de estudo de caso e ocorre em uma
escola da rede privada que oferta a educação infantil no município de Jaboatão dos Guararapes
- Pernambuco – Brasil. Essa pesquisa se desenvolveu em torno da temática: Brincar e aprender
no jardim de infância: um estudo de caso e centraliza a seguinte problematização: Os
educadores compreendem a importância do brincar na infância como instrumento de
aprendizagem? Foram utilizadas técnicas de coleta de dados e a observação dos educadores
da Educação Infantil, para compreender a realidade do fenômeno analisado. Os resultados
apontaram que as brincadeiras dentro e fora do ambiente escolar, tem sido praticado de forma
aleatória, sem um planejamento prévio, e que os educadores ainda não compreendem que os
jogos e as brincadeiras nessa etapa de ensino são fundamentais para o desenvolvimento integral
das crianças. Nessa mesma direção, pôde-se perceber que as crianças na hora das brincadeiras,
interagiam uma com as outras, utilizando o conhecimento prévio para construir novos saberes,
mesmo sem a intervenção da educadora, foram capazes de realizar aprendizagens que
facilitaram a sua compreensão a respeito do mundo. This study presented here aimed to understand the perspectives of educators about playing and learning in kindergarten. Therefore, the investigation had a qualitative methodology and a case study design and takes place in a private school that offers early childhood education in the city of Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco - Brazil. This research was developed around the theme: Playing and learning in kindergarten: a case study and centralizes the following problematization: Do educators understand the importance of playing in childhood as a learning tool? Participant observation were used as data collection techniques, in addition to questionnaires interviews for early childhood education educators, to understand the reality of the phenomenon analyzed. It was evident that play, inside and outside the activities room and in the outdoor space, has been practiced at random, without prior planning, and that educator still do not understand that games and games in this stage of education are fundamental for the integral development of children. In the same direction, it could be seen that the children, at the time off the games interacted with each other, using prior knowledge to build new knowledge, facilitated their understanding of the world, without the intervention of the educator. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76763 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação+Thatiane+Torres.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons