Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76763

TítuloBrincar e aprender no jardim de infância: um estudo de caso
Autor(es)Torres, Thatiane da Silva
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveBrincadeiras
Crianças
Infância
Jogos
Lúdico
Games
Kids
Childhood
Games
Ludic
Data2021
Resumo(s)Esse estudo que aqui se apresenta, teve como objetivo conhecer as perspectivas das crianças e das educadoras sobre brincar e aprender no jardim de infância. Para tanto, a investigação contou com uma metodologia qualitativa e um desenho de estudo de caso e ocorre em uma escola da rede privada que oferta a educação infantil no município de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco – Brasil. Essa pesquisa se desenvolveu em torno da temática: Brincar e aprender no jardim de infância: um estudo de caso e centraliza a seguinte problematização: Os educadores compreendem a importância do brincar na infância como instrumento de aprendizagem? Foram utilizadas técnicas de coleta de dados e a observação dos educadores da Educação Infantil, para compreender a realidade do fenômeno analisado. Os resultados apontaram que as brincadeiras dentro e fora do ambiente escolar, tem sido praticado de forma aleatória, sem um planejamento prévio, e que os educadores ainda não compreendem que os jogos e as brincadeiras nessa etapa de ensino são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Nessa mesma direção, pôde-se perceber que as crianças na hora das brincadeiras, interagiam uma com as outras, utilizando o conhecimento prévio para construir novos saberes, mesmo sem a intervenção da educadora, foram capazes de realizar aprendizagens que facilitaram a sua compreensão a respeito do mundo.
This study presented here aimed to understand the perspectives of educators about playing and learning in kindergarten. Therefore, the investigation had a qualitative methodology and a case study design and takes place in a private school that offers early childhood education in the city of Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco - Brazil. This research was developed around the theme: Playing and learning in kindergarten: a case study and centralizes the following problematization: Do educators understand the importance of playing in childhood as a learning tool? Participant observation were used as data collection techniques, in addition to questionnaires interviews for early childhood education educators, to understand the reality of the phenomenon analyzed. It was evident that play, inside and outside the activities room and in the outdoor space, has been practiced at random, without prior planning, and that educator still do not understand that games and games in this stage of education are fundamental for the integral development of children. In the same direction, it could be seen that the children, at the time off the games interacted with each other, using prior knowledge to build new knowledge, facilitated their understanding of the world, without the intervention of the educator.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76763
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+Thatiane+Torres.pdf3,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID