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https://hdl.handle.net/1822/77208
Título: | Manual Digital: um estudo de caso de conceção, desenvolvimento e difusão de recursos educativos digitais para crianças |
Outro(s) título(s): | Manual Digital: a case study of the design, development and dissemination of digital educational resources for children |
Autor(es): | Moreira, Carlos Manuel Neves |
Orientador(es): | Osório, António José |
Data: | 13-Jun-2018 |
Resumo(s): | A partir do estudo do caso do Manual Digital, produto concebido, desenvolvido e difundido
pela empresa editora Lusoinfo Multimédia, desde 2009, pretendeu-se investigar como conceber,
desenvolver e difundir Recursos Educativos Digitais (RED) para crianças. Com os investimentos
efetuados pelos Municípios no apetrechamento informático das escolas do 1.º ciclo do ensino
básico e com a generalização do acesso aos equipamentos informáticos e à internet, seria de
esperar que os professores utilizassem as tecnologias, regular e frequentemente, nas atividades
para ensinar e aprender. Apesar das tecnologias fazerem parte do dia a dia das crianças, a
constatação de uma utilização das tecnologias, no processo de ensino-aprendizagem, muito
aquém do expetável, e a verificação da existência, em Portugal, de um mercado de RED
embrionário e pouco concorrencial, justificaram um estudo aprofundado desta temática, com
vista a identificar fatores explicativos do problema detetado e propor, de modo construtivo e
sustentável, formas ativas de o ultrapassar.
Partindo da experiência pessoal do investigador, de duas décadas, e do portefólio de RED
concebidos e desenvolvidos pela Lusoinfo Multimédia, foi analisado o processo de conceção,
desenvolvimento e difusão do Manual Digital, nas suas diferentes versões produzidas nos últimos
cinco anos, com o principal objetivo de compreender as principais restrições à exploração de
todo o seu potencial educativo. Na recolha de dados, foram realizadas 22 entrevistas
semiestruturadas, foi considerada a participação em 16 reuniões mensais com responsáveis no
âmbito do projeto +Cidadania, bem como a participação em eventos e atividades de exploração
dos RED, assim como foi efetuada uma análise da documentação representativa do percurso
efetuado pela Lusoinfo Multimédia, incluindo artigos, relatórios e documentos internos de
trabalho.
Do tratamento dos dados emergiram cinco categorias (tecnologia, problemas, RED,
+Cidadania, investimento e perspetivas futuras), cuja análise fundamenta uma proposta de guião
para conceção, produção e difusão de RED, que pretende responder à questão central deste
trabalho de investigação. O modelo proposto identifica como fatores relevantes: a qualidade e
rigor científico dos conteúdos, a integração de conteúdos e serviços, a disponibilidade de
soluções multiplataforma com sistema único de acesso, a personalização e gamificação das
atividades, além da capacitação dos diferentes intervenientes. From the case study of Manual Digital (Digital Textbook), a product designed, developed and disseminated, since 2009, by the publishing company Lusoinfo Multimedia it was intended to investigate how to design, develop and disseminate Digital Educational Resources (DER) for children. With the investments made by the Municipalities in equipping primary schools with computers, in Portugal, and with the generalization of the access to the IT equipment and the internet, it would be expected that teachers would use technologies, regularly and often, in the teaching and learning activities. The in-depth study of this theme in order to identify explanatory factors of the problem detected and to propose, constructively and sustainably, active ways of overcoming it, is justified by the fact that the use of technologies in the teaching and learning process is much less than expected, despite the fact that technologies are part of children's daily lives, and by the verification of the existence, in Portugal, of an embryonic and uncompetitive market of digital educational resources. Based on two decades of personal experience of the researcher and on the portfolio of digital educational resources designed and developed by Lusoinfo Multimedia, the process of design, development and dissemination of the Manual Digital was analyzed in its different versions produced in the last five years, with the central objective of understanding the main constrains to the exploitation of their full educational potential. For data collection, we carried out 22 semi-structured interviews, we participated in 16 monthly meetings with people in charge of the +Cidadania (+Citizenship) project and in events and exploration activities about digital educational resources. An analysis of the representative documentation of the path of the Lusoinfo Multimedia activity, included articles, reports and internal work documents. Five categories (technology, problems, digital educational resources, +Cidadania, investment and future perspectives) emerged from the data treatment, whose analysis justify the guideline proposal for the design, production and dissemination of digital educational resources, which aims to answer the central question of this research. The proposed model identifies as relevant factors: the quality and scientific rigor of content, the integration of contents and services, the availability of multiplatform solutions with a single access system, the customization and gamification of activities, as well as the training of different stakeholders. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade de Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77208 |
Acesso: | Acesso restrito autor |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Carlos Manuel Neves Moreira.pdf Acesso restrito! | Tese de Doutoramento | 7,29 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Anexos.7z Acesso restrito! | Anexos | 8,92 MB | Unknown | Ver/Abrir |