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TítuloProcess optimization in logistics based on Bosch concepts for continuous improvement
Outro(s) título(s)Optimização de processos na logística utilizando conceitos Bosch para melhoria contínua
Autor(es)Nascimento, Joana Oliveira
Orientador(es)Teixeira, S. F. C. F.
Dias, Ana
Palavras-chaveBusiness intelligence
Data integration
Digitalization
Logistics
Process automation
Automatização de processos
Digitalização
Inteligência de negócios
Integração de dados
Logística
Data2021
Resumo(s)This dissertation project was developed within the scope of the Integrated Master's in Industrial Management and Engineering at the University of Minho, with focus on the optimization of processes in logistics based on Bosch concepts for continuous improvement at Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. The methodology followed that permit the development of the dissertation was Action-Research. A review of the existing literature was carried out exploring concepts related to continuous improvement and evolution of Lean philosophies for their application in information management, business intelligence and data analysis. The company and the logistics department where the project was developed were introduced, as well as the philosophy established and adopted at Bosch. The dissertation project initiated with the analysis of activities related to customer orders management and production planning and control carried out in the Planning and Fulfilment subdepartment of Logistics. After the diagnostic analysis, 2 main challenges were highlighted: considerable amount of time and manual effort spent on tasks related to data collection and transformation for analysis and lack agility and integration of necessary information due to the global semiconductor crisis. Thus, two tools were developed with the objective of not only to streamline the decision-making process in the planning team, but also to provide essential tools for the execution of their daily tasks – Order Variation dashboard – a dashboard developed to assess whether variations in orders from customers were within the limits agreed with the company; - and Standard Allocation files – automated files that allow not only to analyse and define raw material coverage, but also to simulate production plans. The development of these tools not only provided savings of up to 400 hours per week in the department, but also contributed to the digital transformation and increased efficiency of activities through automation.
Este projeto de dissertação foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho, focado na otimização dos processos na logística com base em conceitos da Bosch para a melhoria contínua na Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. A metodologia seguida que permitiu o desenvolvimento da dissertação foi a Action-Research. Realizou-se uma revisão da literatura existente explorando conceitos relacionados com melhoria contínua e evolução das filosofias Lean para sua aplicação na gestão da informação, inteligência de negócios e análise de dados. Apresentou-se a empresa e o departamento de logística onde o projeto foi desenvolvido, bem como a filosofia estabelecida e adotada na Bosch. O projeto de dissertação teve início com a análise das atividades relacionadas com a gestão de encomendas de clientes e planeamento e controlo da produção, realizadas no subdepartamento de Planning and Fulfilment de Logística. Após a análise de diagnóstico, destacaram-se dois principais problemas: elevado tempo e esforço manual despendido em tarefas relacionadas com a recolha e transformação de dados para análise, e falta de agilidade e integração das informações necessárias à alocação de matéria-prima aos clientes devido à crise global de semicondutores. Desenvolveram-se assim duas ferramentas com o objetivo não só de agilizar o processo de tomada de decisões na equipa de planeamento, mas também fornecer instrumentos essenciais para a execução de suas tarefas diárias – Order Variation dashboard – uma dashboard desenvolvida para avaliar se as variações nas encomendas dos clientes se encontravam dentro dos limites contratualizados com a empresa; - e os ficheiros de Standard Allocation – ficheiros automatizados que permitem não só analisar e definir a cobertura de matéria-prima, mas também simular planos de produção. O desenvolvimento destas ferramentas proporcionou não só poupanças de até 400 horas semanais no departamento, mas também contribuiu para a transformação digital e aumento da eficiência das atividades por meio da automatização.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77292
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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