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https://hdl.handle.net/1822/77306
Título: | Investigação-ação colaborativa como estratégia de promoção da reflexão crítica e inovação nas práticas de professores de Ciências |
Outro(s) título(s): | Collaborative action-research as a strategy to promote critical reflection and innovation in science teachers’ practices |
Autor(es): | Maia, Rosa Maria de Almeida |
Orientador(es): | Vilaça, Teresa |
Palavras-chave: | investigação-ação práticas de professores supervisão trabalho colaborativo action-research collaborative work teacher practices supervision |
Data: | 29-Mar-2021 |
Resumo(s): | A investigação-ação (IA) tem vindo a ganhar relevo na formação de professores como uma
estratégia de promoção da colaboração e supervisão interpares, que visa o desenvolvimento das
suas competências reflexivas e de pensamento crítico, potenciadoras de inovação e transformação
das práticas. Estes pressupostos estão subjacentes aos modelos Action/Looking back on the
action/Awareness of essential aspects/Creating alternative methods/Trial (ALACT) e de reflexão
nuclear propostos por Korthagen para a formação docente, que foram basilares nesta investigação.
Neste contexto, a presente investigação analisou quais os efeitos nas práticas dos professores de
Ciências de uma oficina de formação, que visa prepará-los para a utilização da IA colaborativa no
ensino das ciências baseado em investigação.
Foram realizados dois estudos complementares. O primeiro foi exploratório e visou
conhecer as necessidades de formação dos professores de ciências em relação às práticas de
ensino das ciências baseado em investigação, trabalho colaborativo e auto e hétero-supervisão,
utilizando uma entrevista semiestruturada (n=16). Os resultados mostraram necessidades de
formação a nível do desenvolvimento de trabalho colaborativo, de supervisão interpares e da
implementação de projetos de IA.
O segundo estudo, focado numa oficina de formação onde participaram alguns
professores envolvidos no primeiro estudo (n=13), visou responder às seguintes questões de
investigação: (1) Quais são os efeitos da utilização da IA colaborativa no desenvolvimento de
competências de reflexão e investigação sobre as práticas?; (2) Como se desenvolvem os
processos de auto e hétero-supervisão durante a implementação do projeto de IA colaborativa?; e
(3) Como evoluem as práticas de educação em ciências durante o projeto?. A triangulação dos
dados foi obtida através do diário da investigadora, portefólio dos formandos, de uma entrevista
semiestruturada final aos professores e uma de grupo focal a uma amostra de alunos envolvidos
em cada projeto de IA. Foi possível mostrar que os professores envolvidos em projetos de IA
colaborativos melhoraram as suas práticas de ensino das ciências, evidenciaram diferentes tipos
de reflexividade, apresentaram competências de auto e de hétero-supervisão e capacidade para
colaborar na IA. Estes resultados têm implicações a nível da formação contínua de professores e
da organização e gestão escolar. Action-research (AR) has been increasable important in teacher training as a strategy to promote collaboration and peer supervision, which aims to develop their reflective and critical thinking skills, fostering innovation and practices transformation. These assumptions underlie the Action/ Looking back on the action/ Awareness of essential aspects/ Creating alternative methods/ Trial (ALACT) and the nuclear reflection models proposed by Korthagen for teacher training, which were vital in this investigation. In this context, this investigation aimed to analyze what are the effects of a training workshop on the science teachers' practices, which prepared them for the use of collaborative AR in research-based science teaching. Two complementary studies were carried out. The first one was exploratory and aimed to know the science teachers’ training needs in relation to science teaching practices based on research, collaborative work and self and hetero-supervision, using a semi-structured interview (n=16). The results showed training needs in terms of the development of collaborative work, peer supervision and the implementation of AR projects. The second study, focused on a training workshop, where a selection of teachers involved in the first study (n=13), answer the following research questions: (1) What are the effects of using collaborative AR in the reflection development and research skills on practices?; (2) How do the self and hetero-supervision processes develop during the implementation of the collaborative AR project?; and (3) How did science education practices evolve during the project?. The data triangulation was obtained through the researcher's diary, the trainees' portfolio, a final teachers semi-structured interview and a focus group interview with a sample of students involved in each AR project. The findings showed that teachers involved in collaborative AR projects improved their science teaching practices, showed different types of reflexivity, showed self and hetero-supervision skills and the ability to collaborate in AR. These results have implications for teacher continuing training, and school organization and management. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Supervisão Pedagógica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77306 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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