Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77323

TítuloComunicação social e competência social: um estudo de crianças portuguesas entre os 4 e os 6 anos com e sem perturbação do desenvolvimento da linguagem
Outro(s) título(s)Social communication and social competence: a study of Portuguese children between 4 and 6 years old with and without developmental language disorder
Autor(es)Carvalho, Mariana Rita Martins de
Orientador(es)Cruz-Santos, Anabela
Almeida, Ana Maria Tomás de
Palavras-chaveCompetência Social
Comunicação Social
Idade Pré-escolar
Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem
Developmental Language Disorder
Social Communication
Social Competence
Preschool Years
Data18-Fev-2021
Resumo(s)A comunicação social e a competência social estabelecem entre si uma relação bidirecional e interdependente, a qual se mostra fundamental para o sucesso das relações sociais. Este estudo de investigação tem um duplo objetivo que comporta dois estudos: o primeiro trata da comunicação social e o segundo das relações entre a comunicação social e a competência social de crianças portuguesas entre os quatro e os seis anos com e sem Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL). No primeiro estudo visa-se a construção e validação do Inventário de Competências de Comunicação Social (ICCS) em crianças dos quatro aos seis anos. A amostra é constituída por 292 crianças a frequentar jardins de infância da região norte do país. Das 292 crianças do Estudo I, 96 constituíram a amostra do Estudo II. Destas 96 crianças, 39 apresentavam PDL e 57 Desenvolvimento Típico da Linguagem (DTL). No Estudo II, os instrumentos utilizados para a avaliação da comunicação social e da competência social foram o ICCS, a Escala de Avaliação do Comportamento e Competência Social, o Questionário de Capacidades e de Dificuldades e uma prova de nomeação positiva de pares. Os resultados encontrados no Estudo I permitiram verificar que o ICCS apresenta duas dimensões latentes (Iniciação e Gestão), revelando um adequado ajustamento psicométrico à amostra em estudo. No Estudo II concluiu-se que as crianças com PDL revelam menos iniciativa para comunicar com os pares e uma competência social mais baixa à evidenciada pelas crianças com DTL. Porém, são igualmente aceites pelo grupo de pares, evidenciando comportamentos pró-sociais com os pares. Em ambos os grupos em estudo, as competências de gestão da comunicação social predizem a competência social. Os resultados encontrados contribuem para o conhecimento sobre a comunicação e a competência sociais, constituindo dados importantes a considerar na avaliação e intervenção das crianças portuguesas com e sem PDL em idade pré-escolar. Destaca-se a importância de considerar, nas crianças com PDL, diferentes àreas do seu desenvolvimento, nomeadamente o seu desenvolvimento social e comunicativo, e não apenas o seu desempenho linguístico.
Social communication and social competence establish a two-way and interdependent relationship, which is fundamental to the success of social relations. This research study has a twofold goal that includes two studies: the first one deals with social communication and the second with the relationship between social communication and social competence of Portuguese children aged from four to six with and without Developmental Language Disorder (DLD). The first study aims to construct and validate the Social Communication Skills Inventory (SCSI) for children with four and six years-old. The sample gathered 292 children in preschool contexts in the northern region. Of the 292 children in Study I, 96 were included in the sample of Study II. Of these 96 children, 39 had DLD and 57 had Typical Language Developmental (TLD). In Study II, the instruments used for the assessment of social communication and social competence were the SCSI, the Social Competence and Behavior Evaluation Scale, the Strengths and Difficulties Questionnaire and a positive peer nomination test. The results found in Study I showed that SCSI has two latent dimensions (Initiation and Management), revealing an adequate psychometric adjustment to the sample under study. In Study II it was found that children with TLD show fewer initiative to communicate with peers and lower social competence than children with DTL. However, they are equally socially accepted by the peer group, showing pro-social behaviors to peers. In both groups, social communication management skills predict social competence. The results contribute to the knowledge about social communication and competence, evidencing important data to consider in the assessment and intervention of Portuguese children with and without DLD in preschool. We highlight the importance of considering, in children with DLD, different areas of their development, namely their social and communicative development, and not just their language performance.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade de Educação Especial)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77323
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

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