Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77429
Título: | Formação inicial de professores de português em Timor-Leste: orientações e práticas (2002 – 2016) |
Outro(s) título(s): | The initial teacher education of teachers of Portuguese in Timor-Leste: guidelines and practices (2002-2016) |
Autor(es): | Carvalho, Manuel Belo de |
Orientador(es): | Castro, Rui Vieira de |
Palavras-chave: | Discurso pedagógico Ensino de Português Formação Inicial de Professores Timor-Leste Initial Education of Teachers Pedagogical discourse Teaching Portuguese |
Data: | 15-Mar-2022 |
Resumo(s): | A tese intitulada: “Formação Inicial de Professores de Português em Timor-Leste: Orientações e
Práticas (2002 – 2016)” é estruturada em seis capítulos. No primeiro capítulo são apresentadas
algumas notas sobre a sociedade, economia e educação em Timor-Leste e sobre a “questão do ensino
da língua”. Apresenta-se também o tema e a problemática, os objetivos e as justificativas do estudo.
No segundo capítulo são apresentados e discutidos os factos do sistema educativo de Timor Leste no tempo colonial português, no tempo da ocupação indonésia e no período da pós independência.
No terceiro capítulo, é apresentado o quadro concetual que articula teoria e modelos da
educação, a formação de professores, a formação de professores de “português LNM” e a produção e
reprodução do discurso pedagógico.
No quarto capítulo, são apresentadas as opções metodológicas e os tipos de dados
trabalhados: documentos políticos do Estado de Timor-Leste, os documentos públicos e políticos das
instituições de formação e entrevista a estudantes do 1.º e 2.º anos e os estagiários do curso de
Língua Portuguesa e Formação de Professores do Ensino Básico, os professores cooperantes das
escolas Básicas da cidade de Díli, os diretores dos cursos da Língua Portuguesa e da Formação de
Professores do Ensino Básico de instituições de ensino superior de Timor-Leste, responsáveis das
mesmas instituições, responsáveis políticos do Ministério da Educação. Dá-se conta, ainda, dos
procedimentos analíticos adotados.
No quinto capítulo, procede-se à análise e interpretações dos dados relativos aos documentos
de político educativa do Estado timorense, aos documentos públicos e políticos das instituições de
formação de Timor-Leste e às opiniões recolhidas por entrevista.
No sexto capítulo faz-se uma síntese dos elementos dos contextos político, social, linguístico e
educativo timorense; referem-se os objetivos, objetos e metodologia utilizada no estudo; sintetiza-se os
principais resultados da análise realizada e conclui-se com um conjunto de sugestões políticas e
práticas. The thesis entitled: “The Initial Training of Teachers of Portuguese in Timor-Leste: Guidance and Practice (2002 – 2016)” is arranged in six chapters. The first chapter sets out information about the society, economy and education in Timor-Leste and about the “the language issue”. The chapter also presents the subject and its problems, as well as the objectives of and the justification for the study. The second chapter covers Timor-Leste during the era of Portuguese colonization, through the time of the Indonesian occupation to the current post-independence education system. Four concepts are presented in the third chapter, which explains theory and models of education, teacher training in general, the training of teachers of “non-maternal language (NML) Portuguese” and the production and reproduction of pedagogical discourse. In the fourth chapter methodological options and types of information collected are elaborated including: policy documents from the State of Timor-Leste, public and policy documents of the teacher training institutions and interviews with first and second year students and students on teaching placements from courses of Portuguese Language and the Training of Teachers of Basic Education, placement teachers from elementary schools in the city of Dili, course directors of Portuguese Language and the Training of Teachers of Basic Education in institutions of Timorese higher education, the people in charge of the same institutions, the people in charge of policy at the Ministry of Education; the analytical procedures adopted an explained Chapter five proceeds to an analysis and interpretation of the data related to the Timorese State educational policy documents, to the public and policy documents of the teacher training institutions of Timor-Leste and the opinions collected during the interviews. The sixth and final chapter carries out a synthesis of the components of the Timorese political, social, linguistic and educational contexts; refers to the objectives, purposes and methodology used in the study; summarises the principal results of the analysis undertaken and concludes with a set of practical and policy recommendations. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Literacias e Ensino de Português) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77429 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manuel Belo de Carvalho.pdf | Tese de doutoramento | 16,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons