Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77429

TítuloFormação inicial de professores de português em Timor-Leste: orientações e práticas (2002 – 2016)
Outro(s) título(s)The initial teacher education of teachers of Portuguese in Timor-Leste: guidelines and practices (2002-2016)
Autor(es)Carvalho, Manuel Belo de
Orientador(es)Castro, Rui Vieira de
Palavras-chaveDiscurso pedagógico
Ensino de Português
Formação Inicial de Professores
Timor-Leste
Initial Education of Teachers
Pedagogical discourse
Teaching Portuguese
Data15-Mar-2022
Resumo(s)A tese intitulada: “Formação Inicial de Professores de Português em Timor-Leste: Orientações e Práticas (2002 – 2016)” é estruturada em seis capítulos. No primeiro capítulo são apresentadas algumas notas sobre a sociedade, economia e educação em Timor-Leste e sobre a “questão do ensino da língua”. Apresenta-se também o tema e a problemática, os objetivos e as justificativas do estudo. No segundo capítulo são apresentados e discutidos os factos do sistema educativo de Timor Leste no tempo colonial português, no tempo da ocupação indonésia e no período da pós independência. No terceiro capítulo, é apresentado o quadro concetual que articula teoria e modelos da educação, a formação de professores, a formação de professores de “português LNM” e a produção e reprodução do discurso pedagógico. No quarto capítulo, são apresentadas as opções metodológicas e os tipos de dados trabalhados: documentos políticos do Estado de Timor-Leste, os documentos públicos e políticos das instituições de formação e entrevista a estudantes do 1.º e 2.º anos e os estagiários do curso de Língua Portuguesa e Formação de Professores do Ensino Básico, os professores cooperantes das escolas Básicas da cidade de Díli, os diretores dos cursos da Língua Portuguesa e da Formação de Professores do Ensino Básico de instituições de ensino superior de Timor-Leste, responsáveis das mesmas instituições, responsáveis políticos do Ministério da Educação. Dá-se conta, ainda, dos procedimentos analíticos adotados. No quinto capítulo, procede-se à análise e interpretações dos dados relativos aos documentos de político educativa do Estado timorense, aos documentos públicos e políticos das instituições de formação de Timor-Leste e às opiniões recolhidas por entrevista. No sexto capítulo faz-se uma síntese dos elementos dos contextos político, social, linguístico e educativo timorense; referem-se os objetivos, objetos e metodologia utilizada no estudo; sintetiza-se os principais resultados da análise realizada e conclui-se com um conjunto de sugestões políticas e práticas.
The thesis entitled: “The Initial Training of Teachers of Portuguese in Timor-Leste: Guidance and Practice (2002 – 2016)” is arranged in six chapters. The first chapter sets out information about the society, economy and education in Timor-Leste and about the “the language issue”. The chapter also presents the subject and its problems, as well as the objectives of and the justification for the study. The second chapter covers Timor-Leste during the era of Portuguese colonization, through the time of the Indonesian occupation to the current post-independence education system. Four concepts are presented in the third chapter, which explains theory and models of education, teacher training in general, the training of teachers of “non-maternal language (NML) Portuguese” and the production and reproduction of pedagogical discourse. In the fourth chapter methodological options and types of information collected are elaborated including: policy documents from the State of Timor-Leste, public and policy documents of the teacher training institutions and interviews with first and second year students and students on teaching placements from courses of Portuguese Language and the Training of Teachers of Basic Education, placement teachers from elementary schools in the city of Dili, course directors of Portuguese Language and the Training of Teachers of Basic Education in institutions of Timorese higher education, the people in charge of the same institutions, the people in charge of policy at the Ministry of Education; the analytical procedures adopted an explained Chapter five proceeds to an analysis and interpretation of the data related to the Timorese State educational policy documents, to the public and policy documents of the teacher training institutions of Timor-Leste and the opinions collected during the interviews. The sixth and final chapter carries out a synthesis of the components of the Timorese political, social, linguistic and educational contexts; refers to the objectives, purposes and methodology used in the study; summarises the principal results of the analysis undertaken and concludes with a set of practical and policy recommendations.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Literacias e Ensino de Português)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77429
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Manuel Belo de Carvalho.pdfTese de doutoramento16,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID