Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77463

TítuloComunidades na Moodle: Projectos, dinâmicas e intencionalidades
Autor(es)Miranda-Pinto, Maribel
Valente, Luís
Machado, Maria José
Vallescar, Diana de
Monteiro, Ana Francisca
Osório, António José
Palavras-chaveComunidades de prática
Moodle
Data2008
EditoraEducom – Associação Portuguesa de Telemática Educativa (APTE)
CitaçãoMiranda, M., Valente, L., Machado, M. J., Vallescar, D. d., Monteiro, A. F., & Osório, A. J. (2008). Comunidades na Moodle: Projectos, Dinâmicas e Intencionalidades. Comunidades de Aprendizagem Moodle (Caldas Moodle'08), Caldas da Rainha: EDUCOM.
Resumo(s)A sociedade de informação e do conhecimento em que vivemos oferece-nos a oportunidade de criar contextos de formação, de prática, de reflexão, de colaboração e de aprendizagem na Internet que se revelam verdadeiras redes sociais. Estas redes de aprendizagem, de grande diversidade cultural, tornaram-se espaços credíveis, sustentados no rigor dos conteúdos e na competência dos seus membros, sem descurar a salvaguarda da privacidade dos participantes. O Instituto de Estudos da Criança tem procurado aproveitar as dinâmicas da Web 2.0 orientando alguns projectos de investigação académica para a dinamização de comunidades na Moodle, representadas neste texto por quatro desses projectos, que enfatizam as suas dinâmicas e propósitos. Inicialmente, fazemos um breve enquadramento teórico sobre as comunidades baseadas na Web e na plataforma Moodle, procurando situar e caracterizar cada projecto. Num segundo momento apresentamos as especificidades de cada projecto: @rcaComum, Squeaklândia, Face It e InterPontos e reflectimos sobre o que os une e distingue.
The information and knowledge society in which we live today provides the opportunity to create contexts of training, practice, reflection, collaboration and learning on the Internet, establishing real social networks. These learning networks built on great cultural diversity become credible spaces, sustained in the accuracy of their contents and the competence of their members while maintaining the privacy of participants. The Institute of Child Studies, at the University of Minho, has gathered the Web 2.0 dynamics to develop some research projects to set up and study several communities in Moodle. In this text we present four of these projects, which emphasize their dynamics and purposes. Initially, we make a short theoretical framework on communities in the Web-based platform Moodle, situating and characterizing each project in the more relevant aspects. Then, we present each project in particular: @rcaComum, Squeaklândia, Face It and InterPontos and show out their similarities and differences.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77463
ISBN978-989-95925-0-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
moodle_caldas.pdf146,89 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID